Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Peugeot 208 Allure 1.6 Automática 2016

Avaliamos a nova versão intermediária com motor 1.6 e transmissão automática

Por Marcio Ishikawa /fotos: divulgação
Atualizado em 9 nov 2016, 14h37 - Publicado em 31 jul 2015, 19h38
impressoes

A linha 2016 do Peugeot 208 não incorporou nenhuma mudança em seu visual ou em seu conjunto mecânico. A grande novidade apareceu no cardápio de opções, com a versão intermediária Allure equipada com câmbio automático e motor 1.6 de 122/115 cavalos (etanol/gasolina) – antes, a caixa manual e o motor 1.5 de 93/89 cv eram mandatórios para quem quisesse a versão intermediária. Além disso, todas demais versões ganharam em conteúdo – e no caso específico da novidade, ela passou a contar com teto de vidro panorâmico, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade.

Os preços das versões não foram alterados. A nova versão Allure 1.6 automática custa R$ 57.390,00, um acréscimo de R$ 4100,00. Pelo câmbio automático e o motor mais potente, a diferença é razoável, considerando-se que na versão Griffe, topo de linha, o câmbio automático acrescenta R$ 3700,00.

Ao volante – a posição de dirigir do 208 é bastante peculiar, com o seu volante de dimensões reduzidas e painel elevado. Particularmente me agrada bastante essa concepção, chamada pela Peugeot de “i-cockpit”, que permite achar facilmente a posição ideal de dirigir e transmite uma sensação de esportividade, como acontece no 2008. No entanto, já ouvimos pessoas com mais de 1,80 que relatam exatamente o oposto, ou seja, não conseguem achar a posição ideal nem com reza brava.

Peugeot 208 Allure 1.6

Os 122 cavalos dão conta dos quase 1200 quilos do hatch sem problemas e o fato de 86% dos 14,2 mkgf de torque máximo estarem presentes a partir de 2000 rpm também agrada bastante. Já o câmbio de quatro marchas deixa transparecer a sua defasagem e decepciona. Principalmente quando sabemos que a própria Peugeot dispõe de uma transmissão de seis marchas bem mais avançada, (usada no 3008), que tornaria a condução do hatch bem mais agradável, sem os constantes picos de rotação. Nem mesmo a possibilidade de realizar as trocas pelas aletas atrás do volante ou na própria alavanca acrescentam pontos no quesito “prazer ao dirigir”.

Continua após a publicidade

Pacote atraente – mas, se o câmbio não te incomodoar, a nova opção da gama apresenta uma excelente relação custo/benefício. Veja, abaixo, os principais itens de série.

– direção com assistência elétrica

– faróis de neblina

– vidros elétricos nas portas traseiras

Continua após a publicidade

– retrovisores com ajuste elétrico

– alarme ultrassom

– banco traseiro com apoio de cabeça para o passageiro do centro

– volante multifuncional

Continua após a publicidade

– central multimídia sensível ao toque com tela colorida de 7″ e GPS

– rodas de liga leve de 15″

– ar-condicionado digital bizona

– volante multifuncional com revestimento em couro

Continua após a publicidade

– air-bags laterais

– teto de vidro panorâmico

– sensor de estacionamento traseiro

– regulador e limitador de velocidade

Continua após a publicidade
11062015-452-alta-3341.jpeg

Comparada com a versão topo de linha Griffe com o mesmo câmbio e motor, são menos 5500 reais, que se traduzem na ausência das luzes diurnas em LED, rodas diamantadas, sensores de estacionamento dianteiro, de chuva e crepuscular e os air-bags de cortina. Com exceção do último item, pode-se abrir mão dos demais sem entrar em um dilema existencial.

Veredicto – Com um bom pacote de equipamentos e o melhor e mais potente motor disponível na linha, a nova versão torna-se a mais atraente da linha. Mas merecia um câmbio melhor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.