SUV até R$ 100.000

HR-V EX 1.8, a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria SUV até R$ 100.000.

HR-V EXHR-V EX 1.8. Eleito como a melhor compra, na categoria SUV até R$ 100.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas.

HR-V EX 1.8. Eleito como a melhor compra, na categoria SUV até R$ 100.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas. (/)

1º HR-V EX 1.8 – R$ 80.400

O HR-V é campeão de público e crítica. De um lado, ele está com fila de espera (que a Honda tenta diminuir de todas as maneiras); de outro, foi campeão absoluto em nossos comparativos. Tudo isso torna o HR-V o campeão entre os SUVs até R$ 100 000. Mas é um caso atípico: é a Melhor Compra desde que você tenha paciência para esperar ou a sorte de encontrar algum a pronta entrega.

Com bom acabamento, o HR-V junta o melhor do Fit e do Civic e coloca tudo sob um mesmo pacote. Espaçoso e com interior modulável como o do Fit, do qual herda a plataforma, o HR-V usa o mesmo motor 1.8 do Civic de entrada e traz uma cabine com montagem e materiais com o mesmo nível de qualidade do sedã médio. São qualidades de respeito para qualquer automóvel.

Em termos de conteúdo, faz falta uma central multimídia, disponível só na EXL, a versão mais cara, vendida a R$88700. É coisa que o Duster de entrada já oferece, por R$ 20 000 a menos. De resto, o modelo tem ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos e até câmera de ré. Ainda que convencional, o sistema de som é bem razoável e traz leitor de MP3 e viva-voz de celular Bluetooth.

A cesta de revisões até 60 000 km é um pouco mais cara do que a do Eco, mas a rede Honda é mais bem avaliada em Os Eleitos, de QUATRO RODAS: nota 97,9, ante 92,8 da Ford.

Bolsa de Valores
Desvalorização 
Seguro  R$ 2.648
Rede  191/97,9
Reparabilidade
Equipamentos  AR, DIR, VID, RE, ESP, AUT
Peças – R$ 3.208
Amortecedores dianteiros  R$ 634
Pastilhas de freio  R$ 282
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 854
Para-choque dianteiro  R$ 858
Retrovisor esquerdo  R$ 581
Revisões – R$ 4.400
10 000 km  R$ 270
20 000 km  R$ 480
30 000 km  R$ 450
40 000 km  R$ 1.550
50 000 km  R$ 450
60 000 km  R$ 1.200

 

Renegade Sport DieselRenegade Sport Diesel. Eleito como a segunda melhor compra, na categoria SUV até R$ 100.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas.

Renegade Sport Diesel. Eleito como a segunda melhor compra, na categoria SUV até R$ 100.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas. (/)

2º Renegade Sport Diesel – R$ 99.900

Entre os atuais SUVs compactos, o Renegade é o mais competente em trilhas, tanto que é o único a contar com opção a diesel. Com esse motor, aliás, a versão Sport é a mais em conta (além de ser o SUV 4×4 diesel mais barato do país). Ainda assim, é quase R$ 20 000 mais caro do que o HR-V. Com bom espaço interno, ainda que decepcione no porta-malas (só 320 litros), o Renegade é o que apresenta a lista mais extensa de itens de série. Seu câmbio automático, de nove marchas, é o mesmo oferecido em alguns Land Rover.

O Jeep tem controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema de som Uconnect, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado e direção com assistência elétrica.

Bolsa de Valores
Desvalorização
Seguro  R$ 4.802
Rede  129/-
Reparabilidade 
Equipamentos  AR, DIR, VID, RE, AUT, ESP
Peças – R$ 4.662
Amortecedores dianteiros  R$ 731
Pastilhas de freio  R$ 325
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 627
Para-choque dianteiro  R$ 2.548
Retrovisor esquerdo  R$ 431
Revisões – R$ 2.748
20 000 km  R$ 559
40 000 km  R$ 1.012
60 000 km  R$ 1.177

 

EcoSport SEEcoSport SE 2.0 aut. Eleito como a terceira melhor compra, na categoria SUV até R$ 100.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas.

EcoSport SE 2.0 aut. Eleito como a terceira melhor compra, na categoria SUV até R$ 100.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas. (/)

3º EcoSport SE 2.0 aut. – R$ 76.700

Sob critérios objetivos, o EcoSport poderia ter cravado o primeiro posto nesta categoria: é o modelo com o menor preço de compra, o que cobra menos na apólice de seguro, o único com índice de reparabilidade definido (Car Group de 42 pontos), o que tem a maior rede de concessionárias e o segundo em índice de desvalorização, custo de revisões programadas até os 60000 km e pacote de equipamentos de série. O problema é que Honda HR-V e Jeep Renegade subiram a régua desse segmento, e hoje o consumidor está mais atento para requintes e qualidade de construção (e disposto a pagar por eles). Some aí a iminência de uma mudança de visual no SUV da Ford que não deve passar do ano que vem.

Bolsa de Valores
Desvalorização  11,1%
Seguro  R$ 2.524
Rede  558/92,8
Reparabilidade  42
Equipamentos  AR, DIR, VID, AUT, ESP
Peças – R$ 2.339
Amortecedores dianteiros  R$ 450
Pastilhas de freio  R$ 207
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 443
Para-choque dianteiro  R$ 904
Retrovisor esquerdo  R$ 335
Revisões – R$ 4.192
10 000 km  R$ 544
20 000 km  R$ 736
30 000 km  R$ 548
40 000 km  R$ 1.004
50 000 km  R$ 548
60 000 km  R$ 812
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