Carros novos até R$ 80.000
Corolla 1.8 GLi aut. , a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria Carros novos até R$ 80.000.
1º Corolla 1.8 GLi aut. – R$ 69.990
Além do amplo espaço interno, do motor confiável e econômico, da rede de concessionárias para lá de elogiada e câmbio CVT de funcionamento progressivo, superior ao oferecido pela Honda, o Corolla tem os melhores níveis de desvalorização e de custo de revisões entre os concorrentes. E não é pouca coisa: ele cobra R$ 2 457 até os 60 000 km, contra R$ 4 070 do Honda City, segundo colocado. É pouco mais que a metade do que o sedã menor exige. O preço do seguro está na média do segmento: R$ 2 469, o que o deixa mais para o valor da apólice do City (R$ 2 314, a mais barata) do que para a do Civic (R$ 2 995, a mais cara).
Quando se fala em itens de série, o Corolla também se destaca. São cinco airbags (dois dianteiros, dois laterais e um de joelho), Isofix nos bancos traseiros, ar-condicionado, direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade do volante, trio elétrico e computador de bordo.
Ainda que não tenha a mesma pegada do motor 2.0, o 1.8 dá conta do recado e ajuda o Corolla a carregar família e bagagens sem passar apuro. Especialmente com a transmissão automática CVT, muito superior ao câmbio automático de quatro marchas que estrangulava os motores na geração anterior do Toyota.
Com rodar macio e o a preço do consumidor (pelo produto e pela marca), o Corolla é quase que uma escolha natural neste segmento.
Desvalorização | 12,7% |
Seguro | R$ 2.469 |
Rede | 141/96,7 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, AUT |
Amortecedores dianteiros | R$ 564 |
Pastilhas de freio | R$ 210 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 997 |
Para-choque dianteiro | R$ 779 |
Retrovisor esquerdo | R$ 270 |
10 000 km | R$ 218 |
20 000 km | R$ 459 |
30 000 km | R$ 328 |
40 000 km | R$ 667 |
50 000 km | R$ 328 |
60 000 km | R$ 458 |
2º City EX 1.5 – R$ 66.700
O City foi um concorrente forte: dos três que compõem o pódio, é o mais barato, o que tem seguro menor e o que é atendido pela rede mais ampla. Mas o fato é que ele pertence a uma categoria inferior à de Civic e Corolla.
Ainda que se defenda muito bem quando o assunto é espaço interno, o sedã perde, por exemplo, na motorização: um 1.5 com 116/115 cv de potência. A suspensão confere uma rodagem menos refinada que a do Civic e muito menos confortável que a do Corolla.
Na prática, Honda e Toyota foram por caminhos diferentes para atender a um mesmo público. Na casa dos R$ 70000, a Honda vai de City e, no andar superior, briga com o Civic.
Desvalorização | 13,7% |
Seguro | R$ 2.314 |
Rede | 191/97,9 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT |
Amortecedores dianteiros | R$ 795 |
Pastilhas de freio | R$ 226 |
Kit de embreagem | R$ 784 |
Farol esquerdo | R$ 941 |
Para-choque dianteiro | R$ 999 |
Retrovisor esquerdo | R$ 605 |
10 000 km | R$ 270 |
20 000 km | R$ 440 |
30 000 km | R$ 450 |
40 000 km | R$ 1.390 |
50 000 km | R$ 450 |
60 000 km | R$ 1.070 |
3º Civic LXR 2.0 – R$ 78.400
A Honda não saiu vitoriosa, é verdade. Em compensação é a única marca do Melhor Compra 2015 a colocar dois representantes de grande volume de vendas simultaneamente no pódio.
O Civic perdeu para o Corolla por causa, sobretudo, do elevado custo de revisões. A manutenção até 60000 km do Honda é 75% mais cara que a do Toyota.
A leve reestilização recente não ajudou o Civic a conter a sangria nos resultados de venda, abrindo espaço para o Corolla dominar o segmento sem muita resistência. A estreia de uma nova geração do Civic (a décima) foi outro fator que levou o sedã a estacionar na última vaga da categoria. O próximo modelo deve chegar no segundo semestre de 2016.
Desvalorização | 12,9% |
Seguro | R$ 2.995 |
Rede | 191/97,9 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT, ESP, MUL |
Amortecedores dianteiros | R$ 976 |
Pastilhas de freio | R$ 274 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 1.120 |
Para-choque dianteiro | R$ 812 |
Retrovisor esquerdo | R$ 578 |
10 000 km | R$ 270 |
20 000 km | R$ 440 |
30 000 km | R$ 450 |
40 000 km | R$ 1.520 |
50 000 km | R$ 450 |
60 000 km | R$ 1.170 |