Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Sinalização do sistema Set-Stop indica quando o motorista quer estacionar

Projeto inédito, desenvolvido no Brasil, visa acabar com um dos piores mal-entendidos no trânsito das cidades: a hora da baliza!

Por Abril Branded Content
Atualizado em 27 jun 2024, 20h07 - Publicado em 27 jun 2024, 14h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Era um sábado movimentado em Indaiatuba (SP), quando, de costume, uma confusão se armou em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, repleta de lojas, bares e restaurantes. O motorista, em um carro de luxo, reduziu a velocidade, acionou a seta e agitou o braço pela janela sinalizando que iria estacionar. Mas quem vinha atrás percebeu tarde demais e colou na traseira do seu carro, impedindo a execução da baliza. Resultado: uma fila de carros se formou e buzinas impacientes soaram repetidamente. Ou seja, uma cena corriqueira no trânsito de pequenas a grandes cidades. 

    Publicidade

    Após um tempo de impasse, o condutor não teve outra opção a não ser desistir da vaga e dar a volta no quarteirão, torcendo para ela continuar ali até seu retorno. Quais as chances? “Fiquei inconformado. Mesmo em um carro com os recursos mais avançados disponíveis, o motorista foi obrigado a colocar o braço para fora, pois não tinha como avisar quem vinha atrás que queria estacionar”, explica o empresário Vagner Bento de Souza. “Aquilo ficou na cabeça e comecei a imaginar uma solução.”

    Publicidade

    frames_setstop_1.10.1 (1)

    Solução criativa 

    Publicidade

    A partir desse episódio e pensando em uma solução para melhorar a mobilidade e segurança no trânsito, surgiu a ideia do Set-Stop, um projeto de sinalização inovador e inédito no mundo que indica a intenção de o motorista estacionar o veículo. O sistema busca permitir que quem vem atrás possa ver com antecedência que o carro da frente parou na pista com o propósito de estacionar. Dessa forma, ele consegue mudar de faixa e permitir a fluidez do trânsito, sem contratempos. 

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Se o modelo já existisse, situações como a que Bento de Souza presenciou, e que diariamente presenciamos, não aconteceriam: quem vai estacionar não correria o risco de perder a vaga e os demais motoristas na via não perderiam tempo. Mais do que isso, o risco de uma eventual colisão é reduzido e o fluxo de veículos nas zonas urbanas fica mais fluido. Eventos como esse se repetem em estacionamentos de shoppings e mercados – são muitas as cenas desagradáveis que testemunhamos todos os dias, e isso não se aplica somente aos grandes centros urbanos.

    Como funciona? 

    Publicidade

    Para acionar o sistema, o motorista move a alavanca de seta na direção que deseja estacionar, depois volta à posição desligada e a aciona novamente. Quem vem atrás vê a luz de seta piscar alternadamente com a luz de freio do lado correspondente. Já para o condutor que acionou, no painel, a luz de seta e a luz do freio de mão se acendem de modo alternado, indicando o acionamento do sistema. O projeto aproveita o que já existe no veículo – ou seja, não demanda equipamento adicional –, luzes, fiação ou botões. Isso permite que o sistema seja incorporado aos veículos com um custo baixo.

    Continua após a publicidade

    frames_setstop_2.7.1

    Publicidade

    “Com cada vez mais veículos nas cidades, eu acredito que esse projeto tem o potencial de se tornar uma norma mundial”, diz Bento de Souza. A ideia e diferentes formas de acionamento foram patenteadas, e um protótipo da inovação foi finalizado recentemente. O próximo passo é apresentar a solução para as montadoras e discutir com o governo federal a sua homologação ou criação de um projeto de lei.

    Assim como foi com o break-light e com o uso do cinto de segurança, tão enraizados na nossa cultura de trânsito, esse projeto tem tudo para dar certo. Incrível mesmo é pensar que até hoje vivemos sem o Set-Stop

    Ficou curioso? Vem conhecer melhor!

    Continua após a publicidade

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.