1º Ford Ranger XLS 2.2 4X4 AT – Picape média com motor pequeno, é comedida no consumo – e nos gastos
Picapes médias diesel são veículos naturalmente caros para se manter. O segredo da Ford Ranger está em ter a versão XLS 2.2 turbodiesel (160 cv) como a mais vendida. Além de ser mais eficiente, tem seguro com prêmio mais baixo (R$ 2.476).
Foi isso que a distanciou da Fiat Toro, que custa praticamente o mesmo, gasta menos, mas tem seguro e revisão mais caros. Isso, mesmo sendo a única com carroceria do tipo monobloco e com o menor motor.
A Chevrolet S10, por sua vez, tem a revisão mais barata com larga vantagem (R$ 404) e o melhor consumo rodoviário entre as rivais com motores grandes (12,7 km/l).
A Nissan Frontier Attack, pasmem, é a mais barata de todas as picapes consideradas aqui e tem custos com seguro e revisão confortáveis para o segmento. Mas o consumo elevado em ciclo urbano prejudicou seu custo mensal. No caso da Toyota Hilux, picape média mais cultuada Brasil afora, o que acabou levando-a ao quinto lugar foi o seguro.
Na sexta posição, a Volkswagen Amarok sofre o ônus de ter o grande motor V6 3.0 de 225 cv com a revisão (R$ 1.106), seguro (R$ 4.996) e custo mensal (R$ 967) mais caros entre todos os modelos classificados. Pelo menos não é o modelo com maior gasto anual com diesel.
Única picape média que não se classificou, só a L200 HPE-S é passa por revisões a cada seis meses. Faria duas revisões de R$ 1.142 cada uma, no período de um ano. Isso, combinado ao pior consumo (8,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada) e ao seguro caro (R$ 4.955), resultou no custo mensal de R$ 1.124.
SUVs médios | 1o – Ford Ranger XLS 2.2 AT 4X4 | 2o – Fiat Toro Volcano 2.0 AT | 3o – Chevrolet S10 LTZ 2.8 4X4 AT | 4o – Nissan Frontier Attack | 5o – Toyota Hilux SRV 2.8 4X4 | 6o – VW Amarok Highline V6 3.0 T |
Preço (em R$) | 158.790 | 158.990 | 195.290 | 157.990 | 190.990 | 199.280 |
Custo mensal (em R$) | 668 | 710 | 781 | 795 | 861 | 967 |
Revisão (em R$) | 448 | 796 | 404 | 681 | 679 | 1.106 |
Seguro (em R$) | 2.476 | 3.029 | 3.264 | 2.945 | 4.030 | 4.996 |
Consumo urbano (em km/l) | 11 | 11,5 | 9,2 | 9 | 9,6 | 9,4 |
Consumo rodoviário (em km/l) | 13,1 | 14,1 | 12,5 | 11,7 | 11,8 | 11,6 |
Gasto anual com combustível (em R$) | 4.953 | 4.702 | 5.707 | 5.919 | 5.629 | 5.742 |
Como escolhemos os carros com Menor Custo de Uso
Entender previamente as preferências, os desejos e as necessidades da família é apenas uma das etapas que levam à decisão do novo carro que vai ocupar a garagem de casa. Já no campo estritamente racional é preciso fazer contas.
É por isso que, de tempos em tempos, QUATRO RODAS publica o Menor Custo, um material especial com os modelos que pesam menos em seu bolso no primeiro ano de uso.
O passo inicial do Menor Custo 2020 foi filtrar os dez carros mais vendidos em 2019, considerando inicialmente o modelo e, em seguida, a versão em seis categorias: Hatches Compactos, Sedãs Compactos, Sedãs Médios, SUVs Compactos, SUVs Médios e Picapes Diesel
A fase seguinte elimina os quatro piores participantes no item Custo Mensal, obtido com base numa ampla análise de gastos no primeiro ano de uso que contempla os seguintes pontos:
Combustível | Manutenção | Seguro | Custo mensal | Preço de tabela |
Usamos as marcas de consumo obtidas em nossos testes, fazendo a média ponderada do uso (70% urbano, 30% rodoviário). O preço do combustível (R$ 4,375 o litro da gasolina comum e R$ 3,816 o litro do diesel S10) é o valor médio na cidade de São Paulo, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), no início de fevereiro. Calculamos o custo para rodar 15.000 km, distância média percorrida em um ano. | Despesas com as revisões recomendadas, previstas pelas fábricas para o primeiro ano ou 15.000 km. | O valor publicado refere-se à menor cotação dentre todas as obtidas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contemplam as maiores seguradoras do Brasil. Perfil QUATRO RODAS: homem, casado, 35 anos, sem filhos. | Obtido pela soma das despesas durante um ano dividido por 12. | Os valores são os sugeridos pelas fábricas, coletados no início de fevereiro de 2020. |
Como valores de taxas de emplacamento, primeiro registro e IPVA diferem em cada estado do Brasil, o Menor Custo não contempla as despesas com documentação.
Então, se você está de olho numa picape média, boa compra!