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Mercedes Classe C usado é bom, mas pode decepcionar com a manutenção

O líder do segmento premium é um exemplo de conforto e eficiência, mas exige muita atenção na hora da compra

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 out 2023, 00h57 - Publicado em 28 jun 2021, 08h45
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  • C 250 Sport, da Mercedes-Benz, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas.
    Opção para quem aprecia luxo, conforto, segurança e status (Diego Cardoso/Quatro Rodas)

    Maior e mais leve que seu antecessor, o Mercedes Classe C de quarta geração (W205) lidera o segmento em razão de suas virtudes: os 2,84 metros entre os eixos fazem dele uma ótima opção de sedã executivo e o porta-malas de 480 litros é bem adequado.

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    Desde a apresentação, em 2014, a versão de maior sucesso é a C 180 com motor M274 1.6 e câmbio automático de sete marchas. Traz turbo e injeção direta, rende 156 cv e 25,5 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.

    Na C 180 o pacote Avantgarde traz bancos com imitação de couro, central multimídia com navegador integrado e tela de 7”, ar-condicionado bizona, faróis de led, sistema start-stop, sensor de chuva, monitor de pressão dos pneus, airbags frontais, laterais e de cortina, ESP e rodas de liga leve de 17 polegadas. Mais luxuoso, o pacote Exclusive acrescenta moldura do painel de madeira e relógio analógico.

    C 250 Sport, da Mercedes-Benz, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas.
    C 250 Sport, da Mercedes-Benz, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas. (Diego Cardoso/Quatro Rodas)

    Mais forte e potente, o C 200 Avantgarde usa um motor M264 2.0 de 184 cv e incorpora sistema de estacionamento automático, acionamento elétrico para banco do motorista e modo de condução Sport+. 

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    O topo de linha era o C 250 Sport, que acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos, graças ao motor 2.0 recalibrado para 211 cv. É caracterizado pelo kit AMG com duas saídas de escapamento e rodas aro 18. Traz ainda faróis full-led, acabamento interno de madeira, suspensão esportiva e multimídia de 8,4”.

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    Todas as versões do Classe C foram nacionalizadas em 2016. As inovações mais importantes da linha 2017 foram o câmbio de nove marchas e as versões C 250 Avantgarde (211 cv) e C 300 Sport (245 cv).

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    Levemente reestilizado em 2019, o Classe C tornou-se o primeiro híbrido brasileiro com a apresentação do C 200 EQ Boost. Faz médias de 11,1 km/l de gasolina na cidade e 18,1 km/l na estrada, graças a um motor elétrico que auxilia o motor 1.5 de 183 cv.

    MERCEDES C200
    Painel do C 250 Sport, da Mercedes-Benz, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas. (Diego Cardoso/Quatro Rodas)

    E ainda acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. A potência do C 300 Sport saltou para 258 cv no modelo 2020, com 37,7 kgfm de torque constantes entre 1.800 e 4.000 rpm. O C 180, por sua vez, recebeu o mesmo painel digital antes restrito aos irmãos.

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    Independentemente da versão, o Classe C é sempre uma ótima escolha. Só é preciso atenção especial com o histórico de manutenções: sua complexidade mecânica exige conhecimento e ferramental específico, disponível apenas nas concessionárias ou oficinas dedicadas à marca Mercedes. Um Classe C com preço muito abaixo do mercado pode facilmente estourar o orçamento de um comprador menos atento.

    Defeitos do Mercedes-Benz Classe C

    A voz do dono

    Nome: Marcio Barhun
    Idade: 52anos
    Profissão: Policial Civil
    Cidade: Limeira (SP)

    Preço médio dos usados do Mercedes-Benz Classe C de 4ª Geração

    Tabela preços usados Mercedes
    (Arte Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Preços das peças

    Tabela Peças Mercedes
    (Arte Quatro Rodas/Quatro Rodas)

     

    Nós dissemos

    Reprodução Revista
    (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Outubro de 2018  “A suspensão macia não transpira desempenho em um primeiro momento, mas pode surpreender quem busca uma dinâmica mais afiada. (…) continua não sendo o sedã mais equipado ou rápido do segmento, apesar de ser mais caro. Mas o modelo entrega uma sensação real de solidez, além do status ainda consagrado da marca alemã.”

    Teste de pista Mercedes-Benz C 180 Avantgarde

    *Dado de fábrica

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    Ficha técnica – Mercedes-Benz C 180 Avantgarde

    Pense também em um…

    Audi A4 B9

    Audi A4 (B9)  Maior espaço interno e melhor qualidade no acabamento interno quando comparado ao Classe C. O desempenho é sempre satisfatório, graças ao motor 2.0 TFSI com turbo e injeção direta, aliado ao câmbio S-Tronic de sete marchas. As versões mais caras trazem faróis full-led, detector de pedestres, head-up display e som Bang & Olufsen.

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