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Honda WR-V usado é alternativa a Fit com suspensão mais confortável

Apesar do estilo controverso, ele conquista pela praticidade e pela eficiência do seu conjunto mecânico

Por Felipe Bitu
4 nov 2023, 03h00
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  • O WR-V é caro: seu preço começa em R$ 79.400
    Honda WR-V EXL (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Desenvolvido pelo departamento de engenharia da Honda do Brasil, o WR-V é um tipo de transformer aventureiro do Honda Fit. Apresentado no Salão de São Paulo de 2016, ele é muito mais que um Fit com suspensão elevada, porém.

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    Feito a partir da mesma plataforma de Fit e City, o WR-V recebeu modificações mecânicas e estilísticas substanciais, devidamente aprovadas pela matriz japonesa.

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    Lanternas invadindo a tampa são exclusivas
    Lanternas invadindo a tampa são exclusivas (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A decoração externa traz itens exclusivos como os faróis com iluminação diurna, lanternas traseiras com extensões horizontais sobre a tampa do porta-malas, para-choques com grade bipartida na parte central e laterais com apliques de plástico nos arcos de roda. O interior é praticamente idêntico ao do Fit, diferenciando-se apenas pelo revestimento exclusivo em tons coloridos de laranja ou cinza.

    Não adianta procurar diferenças entre Fit e WR-V no painel - não há
    Não adianta procurar diferenças entre Fit e WR-V no painel – não há (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O WR-V é sempre impulsionado pelo motor 1.5 flex de 116/115 cv e 15,3/15,2 kgfm acoplado a uma transmissão continuamente variável (CVT). Os 29 kg a mais que o Fit e os pneus 10 mm mais largos cobram seu preço na eficiência: 0 a 100 km/h em 12,2 s (1 s a mais que o Fit) e consumo em cidade/estrada de 12,2/14,8 km/l (contra 12,5/15,4 km/l).

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    A versão de maior sucesso é a mais simples EX, que traz airbags frontais e laterais, ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, tela LCD de 5 polegadas e entradas USB/auxiliar, rodas de liga leve aro 16, câmera de ré, faróis de neblina, direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos, piloto automático e volante multifuncional.

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    O laranja nos bancos só vem se o carro for vermelho
    O laranja nos bancos só vem se o carro for vermelho (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Mais completa, a versão EXL conta com airbags de cortina e central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e sistema de navegação (GPS).

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    Itens importantes como porta-objetos com apoio de braço integrado, vidros dianteiros com sistema de acionamento elétrico de um toque, ar-condicionado digital com tela sensível ao toque, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay só vieram no modelo 2019. A versão EXL ia além, com GPS integrado à multimídia, retrovisores com rebatimento elétrico e bancos de couro com costura laranja.

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    Honda WR-V
    Visual pode parecer estranho, mas guarda identidade da marca (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Na hora da manutenção, trata-se de um modelo sem praticamente nenhum problema crônico. O perfil dos proprietários ajuda: o histórico de serviços costuma ser dos melhores, mérito também da rede de concessionárias, que desfruta de uma boa reputação no pós-venda. E da boa oferta de peças, que faz a alegria dos reparadores independentes, para quem o WR-V há muito deixou de ser um mistério.

    HONDA WR-V
    Interior do automóvel WR-V, da Honda (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Problemas e defeitos do Honda WR-V

    • Cabeçote  A folga das válvulas deve ser verificada a cada 40.000 e ajustada se necessário: está diretamente relacionada ao rendimento do motor, com grande influência no consumo e desempenho.

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    • Câmbio CVT  O fluido HCF-2 deve ser substituído a cada 24 meses ou 40.000 km, o que ocorrer primeiro. A oxidação natural do fluido é a principal responsável por vibrações e falhas na corrente metálica e nas polias da transmissão.

    • Suspensão dianteira  É simples e robusta, mas pode apresentar ruídos decorrentes de eventuais abusos em estradas sem pavimentação. O reaperto dos componentes costuma eliminar os ruídos: os mais persistentes podem indicar desgaste em buchas, mancais e bieletas. Aproveite e verifique os amortecedores.

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    • Pneus  Folgas e desgaste nos componentes da suspensão comprometem o alinhamento e provocam o desgaste irregular dos pneus. Um pneu 195/60 R16 de primeira linha não sai por menos de R$ 600.

    • Hodômetro  Cuidado com adulterações: muitos WR-V foram parar nas mãos dos motoristas de aplicativo devido à sua aptidão urbana. Atenção ao histórico de manutenção e a sinais evidentes de desgaste como estado de componentes (pedais, volante e estofamento).

    Quem vê cara não percebe que o WR-V é, na verdade, um Fit aventureiro
    Quem vê cara não percebe que o WR-V é, na verdade, um Fit aventureiro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    Nome: Gabriel Expedito Marazzi
    Idade: 61 anos
    Profissão: Engenheiro / Jornalista
    Cidade: São Paulo (SP)

    O que eu adoro: “Muito prático, posição de dirigir confortável e de boa visibilidade, câmbio CVT eficiente. O melhor é o banco traseiro, que dobra para cima formando um espaço para transporte rápido de objetos estreitos e altos.”

    O que eu odeio: “Apesar do funcionamento suave e silencioso, o motor é um pouco fraco. O volume da buzina é baixo e soa como um carro de brinquedo. Mesmo considerando sua funcionalidade, ele é o mais feio dos Honda.”

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    Porta-malas tem capacidade para 363 litros, mas pode ser bastante ampliado com o rebatimento modular dos bancos
    Porta-malas tem capacidade para 363 litros, mas pode ser bastante ampliado com o rebatimento modular dos bancos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Preço médio dos usados do Honda WR-V

    Versão 2018 2019 2020 2021
    WR-V LX 1.5 CVT
    R$ 83.923
    WR-V EX 1.5 CVT
    R$ 77.983
    R$ 85.835
    R$ 88.973
    R$ 91.093
    WR-V EXL 1.5 CVT
    R$ 82.913
    R$ 90.192
    R$ 92.302
    R$ 94.734

    Preço das peças do Honda WR-V

    tabelas
    (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Nós dissemos

    Reprodução Quatro Rodas
    Automóvel WR-V, da Honda. (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Março de 2017 “Com amortecedores, molas, buchas de bandeja e barra estabilizadora reforçados, o WR-V acabou ficando com algumas medidas diferentes das do Fit, como o entre-eixos, por exemplo, respectivamente, 255,5 cm ante 253 cm. Ao volante, o WR-V comprova o discurso da Honda: “Bem acertado, ele é mais do que um Fit com suspensão elevada.”

    Teste de pista (com gasolina)

    Ficha técnica – Honda WR-V EXL

    Pense também em um…

    Nissan Kicks

    Nissan Kicks  O SUV patrício é bem similar em proposta: alia o bom motor HR16DE de 114 cv de potência ao câmbio X-Tronic CVT para garantir médias de 10,9 km na cidade e 14,4 km na estrada (gasolina) e ainda é ágil, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos. Tem bom espaço interno para quatro adultos e um porta-malas de 432 litros.

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