De tempos em tempos o Zeekr 001 dá as caras por aqui. Ele já foi o elétrico com maior autonomia e até quebrou recorde de drift em alta velocidade. Mas dessa vez aparece por ter recebido uma versão hiperesportiva com quatro motores e potência insana.
O Zeekr 001 FR chega para ser a versão mais nervosa do modelo e isso fica claro no visual. Embora mantenha os faróis e lanternas traseiras ao melhor estilo Porsche Cayenne, tem para-choque esportivo, um grande difusor traseiro, saias laterais e até aerofólio para aumentar a pressão aerodinâmica.
Também tem soluções para reduzir o peso, como fibra de carbono no teto, nos retrovisores e em diversas partes da carroceria, enquanto as rodas são de alumínio e têm 22 polegadas.
O seu objetivo é claro: superar o Tesla Model S Plaid de 1.034 cv. Para isso, além do design muito mais atraente para aqueles que gostam de esportividade, a Geely, montadora dona da Zeekr, resolveu equipá-lo com um motor a mais que o rival. No 001 FR são quatro motores elétricos, um por roda, que entregam juntos 1.265 cv e 130,52 kgfm.
A bateria tem 100 kWh e o sistema elétrico é de 800 V, permitindo assim que a recarga seja bem rápida, indo de 10% a 80% de carga em apenas 15 minutos. Sua autonomia não foi revelada, mas certamente fica abaixo dos 751 km do 001 padrão, equipado com o mesmo pacote de baterias.
Para aguentar tanta potência, o SUV traz uma “tecnologia de resfriamento direto em cascata de óleo” e, como os tem seus motores traseiros envoltos em fibra de carbono, para manter a temperatura ideal e favorecer o desempenho. Já a bateria traz uma “camada elástica multifuncional” que “melhora muito a densidade de energia, dissipação de calor e segurança”.
Por falar em desempenho, a marca afirma que ele pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 s, com uma largada em movimento. Em nossa pista, o Model S Plaid cravou 2,49 s partindo da inércia.
Mas além desse detalhe há outros “poréns“ em relação ao desempenho do 001. Ele só consegue entregar sua potência máxima por apenas 10 s de cada vez e só quando a bateria estiver acima dos 50%, mesmo com todos os sistemas de resfriamento.
Além disso, sua velocidade máxima é limitada em 280 km/h. Isso prejudicaria o SUV chinês em um mano-a-mano com o Tesla, já que ele pode ir até 322 km/h.
Para segurar o 001 FR, a montadora equipou o carro com pinças dianteiras AP Racing de dez pistões e discos de cerâmica de carbono da Brembo com 16,5 polegadas. Na traseira, o conjunto é composto por pinças de quatro pistões e discos de 16,1 polegadas.
Mesmo com tanta potência, o 001 FR consegue 1,4 G nas curvas, o que significa que ele tem uma boa dirigibilidade em alta velocidade. E o melhor é que ter um motor por roda permite que o SUV gire as rodas em direções opostas, podendo girar 360 graus em seu próprio eixo.
O Zeekr 001 FR terá produção limitada a 99 unidades por mês e as entregas estão previstas para começar já em outubro. Mas não é só comprar e sair acelerando. Cada comprador receberá um treinamento especial para que aprendam a pilotar carros de alto desempenho.
O preço será próximo ao do Tesla Model S Plaid. A estimativa é que o 001 FR custe cerca de 1.000.000 de yuans, aproximadamente R$ 692.600.