Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW e Audi se unem a marcas chinesas para bombar vendas de carros elétricos

Enquanto a VW pretende comprar 5% da Xpeng, Audi quer aumentar a parceria entre Audi e SAIC. O objetivo é o mesmo: ter elétricos exclusivos para a China

Por João Vitor Ferreira
28 jul 2023, 18h48

O Grupo Volkswagen não anda muito contente com sua participação no mercado chinês. É o maior mercado automotivo do mundo e a gigante alemã vem perdendo espaço, principalmente entre os elétricos, sendo superada por fabricantes locais como a BYD e, principalmente, para a Tesla.

Para contornar a situação, o grupo está adotando a estratégia “na China, para a China”, como eles mesmos batizaram. Quer dizer que a Volkswagen quer aumentar sua presença no país asiático reforçando suas parcerias já existentes e criando novas para desenvolver carros exclusivos para o mercado chinês e que utilizem tecnologia local.

O primeiro negócio ainda não está totalmente concluído e envolve a marca mãe. A Volkswagen está fechando um acordo com a Xpeng para cooperação tecnológica de longo prazo. Além disso, a marca vai investir US$ 700 milhões para adquirir 4,99% das ações da empresa de tecnologia chinesa.

Continua após a publicidade

Com essa parcela, a VW garante uma cadeira como observador no conselho da empresa. Porém, o negócio ainda depende de aprovações regulatórias aplicáveis, mas tudo indica que ele será concretizado em breve.

XPENG G6
Xpeng G6 é rival do Tesla Model Y na Europa (Xpeng/Divulgação)

O plano da parceria é desenvolver, inicialmente, dois carros elétricos de porte médio “totalmente conectados”, que deverão ser lançados a partir de 2026. Quem ficará responsável pelo desenvolvimento desses modelos será a recém-criada divisão Volkswagen Group China Technology Company em conjunto com a Xpeng.

Continua após a publicidade

Embora a Xpeng não seja considerada uma gigante do setor automotivo chinês, a empresa tem algumas tecnologias que já provaram seu valor. Um exemplo é o XNGP, seu próprio sistema avançado de assistência ao motorista, que saiu à frente da Tesla no mercado local por ainda não ter disponibilizado o Full Self Drive para os chineses.

Já na Europa, a Xpeng fez uma investida lançando o G6 Crossover, um rival para o Tesla Model Y que custa 20% menos e que poderá se tornar um concorrente difícil para a montadora de Elon Musk.

Continua após a publicidade
audi-sphere-concept-cars-2022
Conceitos Audi Sphere. (Divulgação/Audi)

Outra marca do grupo que quer estreitar seus laços com o mercado chinês é a Audi. seus executivos não estão satisfeitos em ver como as rivais locais, BMW e Mercedes-Benz, estão evoluindo mais no segmento dos elétricos, enquanto suas vendas na China não crescem e o desenvolvimento da nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform), que será compartilhada por todo o grupo VW, está atrasado. 

IM L7
A Audi estaria de olho na plataforma da IM Motors, dona da SAIC, e que equipa o L7 Sedan (IM Motors/Divulgação)

Com o novo CEO, Gernot Döllner, assumindo o lugar de Markus Duesmann, a montadora pretende aumentar sua parceria com a chinesa SAIC para aumentar sua presença no mercado de elétricos. Duesmann admitiu que o problema no mercado chinês foi a falta de otimização.

Para não cometer o mesmo erro, está de olho na plataforma de elétricos da IM Motors, atual dona da SAIC, e que equipa os modelos Zhiji L7 Sedan e LS7 SUV. A arquitetura tem 800 volts (como está previsto para a SSP) e nos dois casos oferece autonomia superior a 600 km e mais de 500 cv de potência em suas configurações mais caras.

LS7 ev
Zhiji LS7 SUV (IM Motors/Divulgação)

A parceria também envolve atividades de desenvolvimento em conjunto das duas montadoras. O foco da Audi é começar a explorar o segmento dos elétricos rapidamente. Os modelos desenvolvidos são os chamados veículos inteligentes conectados (ICV) do segmento premium, que contarão com softwares hardwares de última geração, oferecendo uma experiência mais intuitiva e conectada.

Compartilhe essa matéria via:

“Após os dois primeiros anos bem-sucedidos de cooperação, agora estamos fortalecendo nosso compromisso de longo prazo com a SAIC. Nosso objetivo é desenvolver conjuntamente a próxima geração de ICV premium de forma rápida e eficiente “na China para a China”, explica Jürgen Rittersberger, membro do conselho de administração da Audi AG.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.