A Volkswagen e a XPeng anunciaram um “Acordo Master” para colaboração na produção de um SUV de médio totalmente elétrico, previsto para chegar em 2026. O carro, sob a marca VW, será resultado da mistura de tecnologias das duas montadoras.
A parceria teve seu início no ano passado, quando a VW adquiriu uma participação de 4,99% na XPeng por cerca de 700 milhões de dólares. Agora, ambas as empresas confirmaram o lançamento de dois modelos elétricos de médio porte até 2026, sendo o primeiro deles um SUV.
Anteriormente a maior montadora em vendas na China, a Volkswagen tem enfrentado desafios desde que perdeu seu título para a BYD em 2022. A parceria visa acelerar o desenvolvimento de veículos adaptados ao mercado chinês, em uma espécie de retomada da fabricante alemã.
Ralf Brandstätter, membro do conselho da VW para a China, destacou a importância da velocidade neste mercado: “No maior e mais rápido mercado de veículos elétricos do mundo, a velocidade é fundamental quando se trata de explorar segmentos de mercado promissores”. Ele também ressaltou que a parceria com a XPeng não apenas acelera os tempos de desenvolvimento, mas também aumenta a eficiência e otimiza as estruturas de custos, tornando os produtos mais competitivos em preços, que é um forte das fabricantes chinesas, além de que a parceria promete reduzir os tempos de desenvolvimento em até 30%.
O primeiro carro elétrico fruto desta parceria será baseado no SUV XPeng G9. Ele é capaz de percorrer até 702 km por carga, e atingir 100 km/h em apenas 3,9 segundos, graças ao seu trem de força de motor duplo de 405 kW que oferece até 551 cv e 73 kgfm de torque.