A Peugeot acaba de mostrar ao mundo o seu mais novo SUV de sete lugares. Trata-se do Peugeot E-5008, que, além de trazer a terceira fileira para o modelo, ainda chega com motorização elétrica e híbrida.
Ele estreia montado na plataforma Stellantis STLA Medium, a mesma do seu irmão menor E-3008. Além disso, ele ainda compartilha diversos equipamentos com o SUV.
Apesar de estarem montados na mesma plataforma, o E-5008 é basicamente uma versão alongada do E-3008. O design externo é o mesmo, eles são praticamente o mesmo carro. A diferença fica para o entre-eixos, que é de 2,9 m para o modelo de 7 lugares e 2,74 m para o outro.
As semelhanças não ficam apenas no visual, o Peugeot E-5008 básico está equipado com apenas um motor elétrico de 211 cv e 35,1 kgfm de torque com tração dianteira. Nesta versão, a bateria tem capacidade de 73 kWh e pode alcançar 500 km de autonomia em apenas uma carga.
A segunda versão já é um pouco mais potente, com motor elétrico gerando 228 cv, mas com o mesmo troque da variante de entrada. Uma bateria maior também foi adicionado, tendo capacidade agora de 98 kWh, mesma usada em algumas versões do E-3008. Porém, a autonomia não é a mesma. O E-5008, nesta configuração, alcança 660 km com apenas uma carga, contra 700 km do irmão menor. Mesma coisa para a versão básica, que alcança 500 km ao invés de 525 km.
Agora, a versão mais potente, chamada de Eletric 320, que adiciona um motor elétrico traseiro de 107 cv e gera uma potência combinada de 316 cv para o SUV. Mas, este aumento de potência tem uma baixa, a autonomia. Por conta do aumento de peso do carro, a bateria de 98 kWh pode percorrer apenas 500 km, mesmo número do carro básico.
Todos os modelos estão montados com tecnologia de 400 volts e uma capacidade de carregamento de 160 kW, capaz de ir de 0 a 80% em apenas 30 minutos. Para o carregamento em casa, a Peugeot disponibiliza aos proprietários uma carregador integrado de 11 kW, mas que pode ser atualizado para um de 22 kW.
Por fim, o modelo híbrido. Esta versão está disponível com motor 1.2 combinado a um sistema híbrido de 48 volts, gerando 134 cv de potência. O motor elétrico do 5008 Hybrid fica escondido dentro da transmissão de dupla embreagem de seis velocidades e reduz o consumo de combustível do modelo em 15% em relação ao 5008 não eletrifico (e que nem existe).
A Peugeot também afirma que o híbrido pode rodar até 50% do tempo no modo elétrico, mas apenas em situações urbanas de baixa velocidade. Por enquanto, quem busca um modelo do 5008 híbrido com mais capacidade elétrica terá de esperar até o ano que vem, quando a versão híbrida plug-in do carro estreará. O modelo terá um motor elétrico de 123 cv combinado a um motor a combustão de 148 cv e poderá rodar cerca de 80 km apenas no modo elétrico.
Por dentro há um display panorâmico de 21 polegadas da Peugeot, mesmo implementado no E-3008 no ano passado. Além disso, o carro está equipado com iluminação ambiente, chave presencial e mais. Para os modelos GT, o Peugeot disponibiliza assentos em Alcântara aquecidos e elétricos.
Preços e data de estreia
A Peugeot ainda não entrou em detalhes sobre o valor do carro, mas espera-se que o modelo híbrido custe em torno de US$ 51.000 (R$ 255.000) e o modelo elétrico parta dos US$ 64.000 (R$ 320.000). O início das vendas será em setembro.