Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Mini Cooper elétrico tem ronco remixado de modelos clássicos da marca

Além da central multimídia redonda, novo Mini Cooper elétrico aposta em experiência que mistura imagens e sons para dar emoção aos ocupantes

Por Eduardo Passos
Atualizado em 29 jul 2023, 23h38 - Publicado em 27 jul 2023, 12h34
Mini Cooper flagrado nos EUA
Mini Cooper elétrico teve visual vazado há alguns meses (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Os novos Mini Cooper e Countryman ainda não foram revelados em totalidade, mas a fabricante comandada pela BMW vem, aos poucos, entregando os segredos da nova geração de seus icônicos carros.

A ideia é valorizar aspectos que estão intimamente ligados à imagem dos Mini, ao mesmo tempo em que eles são atualizados às tecnologias atuais, tanto de entretenimento quanto de eletrificação.

Quadro de instrumentos do novo Mini Cooper elétrico deu lugar a um head-up display
Quadro de instrumentos do novo Mini Cooper elétrico deu lugar a um head-up display (Divulgação/Mini)

O painel minimalista já havia sido revelado, mas agora sabemos mais detalhes da central multimídia, que chama atenção por ser inteiramente redonda. É uma evolução frente aos modelos atuais, que já traziam a moldura circular envolvendo um display convencional.

P90513903_highRes_mini-experience-mode
Modo de condução altera da interface da central aos sons emitidos pelo carro (Divulgação/Mini)

Nesse novo caso, não vale citar seu tamanho em polegadas, como em caso de telas quadrangulares; aqui medimos em diâmetro: no caso, 24 cm. Toda a interface foi pensada para aproveitar de maneira natural e intuitiva o espaço redondo, de modo que é sugerido ao condutor não usar Android Auto ou Apple Carplay, mas o software nativo da Mini, também baseado no sistema operacional do Google.

Continua após a publicidade
P90513956_highRes_mini-experience-mode
Modo Go-Kart emula uma espécie de esportividade “de brinquedo” (Divulgação/Mini)

Além do Spotify integrado, há GPS próprio que utiliza informações da infraestrutura de carregadores para planejar as rotas do compacto. É possível que os ocupantes utilizem seus celulares como controles de jogos que são exibidos na multimídia, e a fabricante adianta que mais apps serão integrados de maneira personalizada à sua tela.

Os gráficos também mudam conforme o modo de condução selecionado. Mas a experiência é sinestésica: mais do que as cores, alteram-se os sons artificiais produzidos pelo carro, tanto interna quanto externamente, incluindo sons de seta e outros alertas auditivos.

Modo Timeless traz elementos estéticos de meados do século XX, com ronco que
Modo Timeless traz elementos estéticos de meados do século XX, com ronco que “sampleia” modelos antigos da Mini (Divulgação/Mini)

No modo Core, por exemplo, cria-se um barulho artificial e genérico, semelhante ao adotado pela própria BMW em alguns dos seus elétricos. A Mini foge do convencional, porém, ao oferecer pacotes de som que se assemelham ao videogame Mario Kart, uma mescla de ruídos de motor e sons da natureza, criando um ambiente relaxante, e até versões “remixadas” do ronco de Minis clássicos.

Continua após a publicidade
P90513915_highRes_airconsole-gaming-ap
É possível jogar videogame na tela, usando o celular como controle sem fio (Divulgação/Mini)

É o caso do Timeless, que mescla gravações do primeiro Mini, de 1959, e do Mini John Cooper Works GP, o mais esportivo já feito pela inglesa.

Por fim, é possível acrescentar um projetor OLED, que joga luzes coloridas no painel que se movimentam e se alteram conforme a proposta do modo escolhido. Também há um simpático assistente virtual “encarnado” por um cachorro chamado Spike.

Continua após a publicidade
Spike, o cão virtual, tem senso de humor inglês e promete conversas fluidas com o motorista
Spike, o cão virtual, tem senso de humor inglês e promete conversas fluidas com o motorista (Divulgação/Mini)

Tudo isso faz parte da “simplicidade carismática’, o lema que a Mini pretende adotar daqui em diante. Os detalhes completos do novo Mini Cooper elétrico serão conhecidos no início de setembro.

Mini Cooper flagrado nos EUA
(Reprodução/Internet)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.