O lançamento da nova geração do BMW iX3 representará o início de uma nova fase para a fabricante alemã. Não apenas por ser um carro totalmente diferente do X3 a combustão (e do iX3 atual, que deriva dele), mas também pela adoção da nova plataforma e identidade visual Neue Klasse.
Embora ainda falte algum tempo para a estreia oficial do carro, alguns desenhos de patentes nos deram algumas pistas de como será a versão de produção novo SUV elétrico da BMW. Para ficar ainda mais realista, o artista digital Nikita Chuicko, da Kolesa, renderizou as imagens de patente, com perspectivas mais realistas.
O possível modelo de produção se mantém muito fiel ao conferir o BMW Vision Neue Klasse X Concept revelado em março deste ano. Porém, algumas adaptações foram feitas, como os retrovisores laterais, que deram lugar a modelos tradicionais, assim como as maçanetas de portas embutidas.
Além disso, é possível observar que a unidade de produção tem rodas menores, teto panorâmico reduzido, colunas mais grossas e para-choques com pequenas alterações, voltados para a utilização diária. Não é possível afirmar, mas é bem provável que todo o conjunto óptico do carro seja em led, seja na frente ou na traseira.
A cabine segue um mistério, já que até agora nada foi revelado pela BMW. Porém, é provável que o iX3 venha equipado com o novo cockpit digital da marca, com uma grande tela central sensível ao toque.
Nada foi confirmado pela marca em relação a motorização. Porém, o modelo estará montado na nova plataforma de 800 V da BMW, que suporta configurações com um ou dois motores, podendo gerar de 300 cv a 600 cv.
A BWM também está aprimorando o seu sistema de baterias para os modelos Neue Klasse, prometendo um aumento de 20% na densidade de energia e uma melhoria de 30% na potência de carregamento e na autonomia. Segundo a marca, essas baterias poderão fornecer mais de 800 km de autonomia.
Todos os carros elétricos BMW Neue Klasse contarão com carregamento bidirecional, permitindo alimentar suas casas e eletrodomésticos através do veículo. Mas isso não é uma novidade, já que muitos modelos atuais já possuem essa função.
A BMW já confirmou que os primeiros protótipos do iX3 já estão saindo da linha de produção da fábrica de Debrecen, na Hungria. A produção está programada para o fim de 2025. Em 2027, a produção do iX3 acontecerá simultaneamente na fábrica da empresa no México. Não há ainda nenhuma previsão de preço para o novo modelo elétrico da marca.