Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova linha Mobil Super™ Hybrid: novos carros pedem novos lubrificantes

Linha completa de óleos lubrificantes para carros híbridos tem fórmula criada para as demandas específicas da motorização, garantindo desempenho e economia

Por Abril Branded Content
18 abr 2023, 16h06

Combinando redução nas emissões de poluentes com economia de combustível, sem que haja perda de desempenho, os carros híbridos vêm ganhando espaço no Brasil nos últimos anos. 

Só em 2022, em comparação com o ano anterior, as vendas do segmento tiveram um aumento de quase 31%, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito. Para os próximos anos, a tendência é que esse crescimento continue.

Um veículo híbrido combina dois diferentes tipos de motor: um de combustão interna, como o usado nos carros convencionais (em muitos casos, equipados com turbo), e outro elétrico (há modelos que usam mais de uma unidade movida a eletricidade).

Muito pouco muda na rotina do motorista com um híbrido leve, que é conduzido praticamente da mesma maneira que um modelo convencional – no caso de um híbrido plug-in, a única diferença é que existe a necessidade de recarregar a bateria em uma tomada.Mesmo com pouca diferença na dirigibilidade para o motorista, o sistema de motorização é diferente, e, com isso, os novos carros necessitam de novos lubrificantes, que atendam às suas características e especificidades.

Por isso, a marca Mobil mais uma vez largou na frente e lançou a linha Mobil Super™ Hybrid, a primeira linha completa de óleos lubrificantes desenvolvida exclusivamente para motorização híbrida, com a fórmula exclusiva Hybrid Tech. 

Como funciona?

Continua após a publicidade

Na motorização híbrida, o mais comum é o motor elétrico atuar como auxiliar do motor a combustão, sendo usado para colocar o veículo em movimento e em situações de baixa velocidade – momento em que ele é muito mais eficiente. 

Já o motor a combustão é responsável pela tração em velocidades mais elevadas e atua como gerador, recarregando a bateria do motor elétrico quando sua carga está baixa. 

E quando há uma grande demanda de potência, como em uma ultrapassagem ou na hora de acessar uma rodovia movimentada, os dois motores trabalham em conjunto para oferecer o máximo de desempenho.

Uma central eletrônica é responsável por controlar o sistema híbrido, determinando o momento em que cada um dos motores é acionado ou desligado. Tudo acontece de forma automática, sem a necessidade de intervenção do motorista.

E como é lá dentro do motor?

Continua após a publicidade

Em um híbrido, como vimos, o funcionamento do motor a combustão acontece em um regime bem diferente do que ocorre em um modelo convencional. Para saber por que é necessário um lubrificante específico, vamos entender o que acontece lá dentro.

Primeiro, enquanto o motor de um veículo convencional permanece ligado constantemente, em um híbrido ele é desligado várias vezes, principalmente sob tráfego intenso (quando o motor elétrico é mais acionado). 

Se, por um lado, isso proporciona economia de combustível e redução nas emissões, por outro, faz com que a temperatura ideal de funcionamento demore a ser atingida. 

Nessa condição de funcionamento, há a condensação do vapor d’água, que é um dos subprodutos da combustão, e o acúmulo de água provoca a degradação (oxidação) acelerada do lubrificante e corrosão das partes metálicas internas do motor.

Outro ponto é que o lubrificante acaba sendo diluído, a partir da mistura com o combustível parcialmente queimado. Isso altera a sua viscosidade – comprometendo a formação da película protetora que minimiza o atrito entre as partes metálicas móveis.

Continua após a publicidade

A linha Mobil Super™ Hybrid foi formulada especialmente para veículos híbridos com a exclusiva fórmula Hybrid Tech, e por isso ela: 

– protege contra a oxidação e corrosão, proporcionando maior vida útil do motor; 

proporciona excepcional proteção mesmo em operações severas de uso, como trânsito intenso;

– oferece lubrificação garantida para carros com motorização híbrida;

– permite fácil partida do motor a combustão e rapidez na circulação do óleo;

Continua após a publicidade

– mantém a viscosidade do lubrificante na película protetora;– promove melhor limpeza dos pistões;

– potencializa a economia de combustível em carros híbridos e a redução de emissões;

– atende ou excede às mais recentes exigências da indústria automotiva.

Quais são os tipos de híbridos?

Atualmente, aqui, no Brasil, há dois principais tipos de veículos híbridos em circulação: os híbridos leves e os híbridos plug-in.

Continua após a publicidade

Nos híbridos leves, a autonomia em modo elétrico é reduzida e dura apenas cerca de cinco minutos. Não há tomadas para conectar à rede elétrica – sua bateria é autorrecarregável. Esse processo acontece de duas formas. 

Sempre que o veículo desacelera ou o motorista aciona os freios, o sistema de recuperação de energia transforma a energia do movimento em eletricidade. Além disso, quando a carga da bateria fica baixa, o motor a combustão atua como gerador.

Há também os híbridos plug-in – que, como o nome sugere, podem ser recarregados na tomada. Sua bateria é mais robusta e fornece uma autonomia de 40 a 60 quilômetros, que cobre com sobra o deslocamento rotineiro diário da maior parte dos motoristas.

Seja para um híbrido leve ou um híbrido plug-in, Mobil Super Hybrid é a escolha que garante a performance e a durabilidade do motor a combustão de seu automóvel híbrido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.