A Volkswagen revelou seu novo conceito híbrico plug-in. A nova VW T7 California Concept é uma van-trailer e foi apresentada durante a feira Caravan Salon em Düsseldorf, Alemanha.
A versão reaparece em nova geração, agora montada na plataforma MQB e com mecânica híbrida plug-in (PHEV). Ela também tem uma segunda porta lateral deslizante e ficou ainda mais funcional, por ser um carro totalmente pensado para viagens e camping.
É na cabine onde a versão fica mais interessante. Com muito espaço disponível e conforto, o carro é praticamente uma casa, com direito a cozinha completa localizada ao lado esquerdo da van e que está equipada com lava-louças, fogão de indução, freezer e até gavetas para mantimentos. E todos são acessíveis por fora.
Os bancos dianteiros giram 180 graus para criar uma espécie de sala de estar/jantar dentro da van se o tempo não estiver ideal. Enquanto isso, o banco traseiro dobra-se para se tornar uma cama. Como há duas portas, quem dorme do lado esquerdo também não precisa rastejar sobre os companheiros de cama para sair.
Ainda há uma barraca no teto do carro, toldo dos dois lados do carro e outros equipamentos. Além disso, existe um tablet para controlar alguns utensílios e ainda pode se transformar em uma televisão se virado na horizontal.
Sua mecânica pode servir como base para o futuro VW Taos híbrido flex. O sistema híbrido plug-in da VW T7 California Concept combina o motor 1.4 TSI com um motor elétrico e, juntos, somam 215 cv. Mas as vantagens proporcionadas a esse pequeno motorhome vão além da eficiência de combustível.
A Volkswagen afirma que as baterias de íons de lítio a bordo fornecem ao California Concept “uma fonte de alimentação de 12V quase totalmente autônoma” para ajudá-lo a acampar por mais tempo. Enquanto isso, o sistema de transmissão oferece muito alcance para levá-lo ao acampamento.
Possivelmente a nova van-trailer da montadora almã deve sair do conceito nos próximos anos e ganhar as linhas de produção.