Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Marcopolo é a mais nova fabricante brasileira de ônibus elétricos

Empresa anunciou investimento de R$ 50 milhões para a produção de modelos do tipo, desenvolvidos no Brasil

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h10 - Publicado em 8 dez 2023, 08h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A expansão dos fabricantes nacionais de ônibus elétricos está cada vez mais rápida. A Marcopolo anunciou o investimento de R$ 50 milhõES para produzir modelos do tipo na cidade de São Mateus (ES). A empresa vai fabricar por lá o Attivi Integral, o primeiro ônibus da marca com carroceria, chassi próprio e propulsão totalmente elétrica.  

    Projetado inteiramente no Brasil, o Attivi Integral tem capacidade para até 80 passageiros, autonomia que chega a 280 quilômetros e tempo de recarga de até quatro horas, segundo a Marcopolo. O fabricante pretende expandir a capacidade de produção diária de 16 para 26 veículos. Com o anúncio, a empresa se torna a mais nova fabricante nacional de ônibus elétricos. 

    O mercado inclui outras marcas de peso. Instalada em São Bernardo do Campo, São Paulo, a totalmente brasileira Eletra é um bom exemplo, se destacando por fazer também ônibus híbridos. A unidade de produção foi inaugurada em junho deste ano. Feito com tecnologia nacional, o e-Bus Eletra tem opções de carroceria Caio e Millennium, conjunto motriz e baterias da WEG e chassis da Mercedes-Benz ou da Scania

    Uma das pioneiras do segmento, a chinesa BYD começou a produzir ônibus elétricos em 2015 na sua fábrica de Campinas (SP). Os chassis, conjunto de motor e bateria e chassi são de fabricação própria, enquanto a carroceria pode ser da Marcopolo, entre outras parceiras. Há várias opções de tamanho de chassi, indo do pequeno aos enormes articulados.

    Outros fabricantes de peso entraram nesse nicho, como é o caso da Mercedes-Benz. A marca começou a fazer ônibus elétricos em junho, com O500U, construído também em São Bernardo do Campo. A Volvo iniciou os testes do elétrico BZL em Curitiba (PR), antes de começar a fabricação em série. Por sua vez, a Volkswagen está testando em Resende (RJ), o e-Volksbus, protótipo que tem carroceria Caio e foi projetado pela equipe de engenharia brasileira

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.