A Lamborghini já vem há algum tempo se preparando para e eletrificação dos seus futuros modelos, mas parece que pela primeira vez iremos conhecer um modelo totalmente elétrico da marca.
Nesta sexta-feira (18) a Lamborghini irá anunciar e mostrar o seu primeiro modelo conceito totalmente elétrico durante o Monterey Car Week. Porém, antes mesmo do anúncio oficial, fotos online foram vazadas, já trazendo imagens de como é o carro.
Apelidado de Lanzador, o supercarro que aparece nas imagens (que parecem ser oficiais, porém vazadas antes da hora) é um crossover de duas portas com elementos de design de um SUV e postura imponente. Esta escolha de design permanece consistente com a linguagem de estilo da Lamborghini.
O novo Lamborghini EV combina atributos do famoso Urus e da linha de supercarros Sant’Agata, incluindo o off-road Huracan Sterrato.
Nas imagens frontais, é possível observar faróis agressivos que remetem ao famoso modelo conceito Lamborghini Estoque anunciado em 2008. Além das semelhanças nos faróis frontais, as lanternas traseiras também remetem ao conceito, com estilo afilado e para-choque semelhante.
Mas seguindo quase um padrão de carros da Lamborghini, o elétrico segue as características de cupê. Entre os elementos “emprestados” do Urus, ele traz uma maior distância ao solo, cavas das rodas quadradas e elementos pretos brilhantes na carroceria inferior.
Muita luxuosidade e futurismo pode ser observado no interior do carro, com conjunto de telas colocado na frente dos dois assentos frontais, além do console central que parece ter sido retirado de uma nave espacial.
Mas, mesmo com todo design futurista, elementos esportivos não poderiam ser deixados de lado em um Lamborghini. Seja na frente ou nos bancos de trás, assentos em formato de concha são encontrados, além de botões e interruptores que remetem a um carro de corrida estão espalhados por todo o painel e volante.
E apesar de ser um carro de apenas quatro lugares, o Lanzador não deixa de ser um carro espaçoso, possuindo até bancos traseiros retráteis possibilitando maior espaço no porta-malas.
Sem dúvidas o novo modelo elétrico da Lamborghini não terá uma grande escala de produção e deverá ser totalmente limitado para possíveis compradores.
Mais especificamente, a montadora italiana havia dito anteriormente que novos modelos conceitos serão lançados como “poucos-off”, que pode ser descrito como: “uma tiragem limitada de carros para os clientes mais fiéis que antecipam ou aprimoram as soluções técnicas mais avançadas que será usado em carros de produção nos anos posteriores”. Ou seja, apenas compradores fiéis da marca poderiam adquirir um “protótipo do seu primeiro carro 100% elétrico”.
A marca está passando por uma fase de transição de seus modelos, que nos próximos anos devem começar a ganhar versões híbridas e elétricas, como o Lamborghini Urus, que já tem data de estreia para suas versões eletrificadas. A decisão estratégica da empresa de aderir ao mercado de elétricos têm como objetivo a produção de carros para família, baseado na crença de que esse grupo demográfico é mais receptivo a essa transformação e devem ter maior adesão para a compra de seus carros.