Enquanto os carros elétricos da China roubam muita atenção e os japoneses quase passam batido, a Coreia do Sul vem aproveitando a experiência de décadas no setor automotivo para seguir um caminho próprio. Kia e Hyundai lançaram, em 2021, a plataforma E-GMP, cujas tecnologias não rendem menos likes no Instagram do que prêmios ao redor do mundo, seja na linha Ioniq, da Hyundai, ou na EV, da Kia.
No Brasil, o pioneiro desse time será o Kia EV9, um SUV de sete lugares recentemente eleito Carro Global do Ano pelo júri da World Car Awards, em que QUATRO RODAS participa. Ele também levou o prêmio de carro do ano no júri formado só por mulheres (também composto por QUATRO RODAS e sem ligação com a outra premiação) e empilhou troféus em votações semelhantes, feitas em diversos países da Europa.
O Kia EV9 supera a longeva Kia Carnival em termos de comprimento e entre-eixos e, na suspensão de vendas da minivan no Brasil, é alternativa válida para quem busca bastante espaço. Também apuramos que ele será vendido na versão única GT-Line, com aspectos esportivos que a minivan não consegue igualar.
Tamanho família
O Kia EV9 GT-Line utiliza um motor elétrico em cada eixo, totalizando 385 cv e 71,4 kgfm e com tração integral. Logo, apesar das suas 2,6 toneladas, o carro consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 s, com máxima de 200 km/h. Os números do bimotor também farão dele o carro mais potente da Kia à venda no mercado brasileiro.
Mesmo assim, não há muito apelo esportivo na estética: o design de formas quadradas já se destaca, assim como as lanternas que lembram tentáculos e os faróis pontilhados que parecem se integrar à carroceria. Tais faróis são exclusividade do EV9 GT-Line, assim como os pedais de alumínio, teto solar panorâmico e rodas de aro 21 que elevam o vão livre do utilitário aos 19,8 cm.
Seus 5,02 m de comprimento são apenas 8 cm menores do que a Carnival mede, mas motores elétricos não precisam de capôs grandes. Assim, o EV9 inverte o jogo e, com 3,10 m de entre-eixos, é 1 cm maior do que a minivan nesse aspecto. Isso deixa poucas dúvidas quanto ao espaço interno, com as três fileiras de bancos trazendo sistema de aquecimento e ventilação e ajustes elétricos que incluem até apoios de perna. Também é possível escolher bancos mais largos e com apoios de braço na segunda fila (os assentos do tipo “capitão”), reduzindo a capacidade do EV9 para seis ocupantes.
O painel do Kia EV9 é quase igual ao de carros que vão do Sportage ao Hyundai Ioniq 5, que também chega ao Brasil em breve. Um par de telas com 12,3” cada compõe o conjunto da moda, com quadro de instrumentos digital e central multimídia flutuantes e unidos sob a mesma moldura.
Um display de 5” comanda ar-condicionado e outras funções internas. E os opcionais incluem uma quarta tela projetada no retrovisor interno, sistema Hi-Fi da Meridian com 14 alto-falantes e até volante cujo emblema da Kia ao centro é iluminado.
O design da cabine coloca a sustentabilidade em primeiro lugar, indo além de mera preocupação publicitária: os bancos são feitos de material que imita couro mas, na verdade, reutiliza garrafas PET no tecido, e até buchas de cozinha ressuscitam em forma de estofamento. Redes de pesca descartadas, por sua vez, dão vida aos carpetes.
Cheio de energia
A plataforma E-GMP é pensada na automação veicular desde sua concepção, de modo que o sistema de controle de cruzeiro adaptativo compatível com engarrafamentos e o assistente de permanência em faixa funcionam de modo pleno.
Também é possível comandar o estacionamento do carro de fora dele, permitindo que o EV9 entre em vagas apertadas já sem ninguém dentro. Smartphones que realizam pagamento por aproximação em maquininhas podem utilizar essa funcionalidade para abrir o veículo, de modo que a chave física pode ficar guardada e cópias digitais possam ser compartilhadas via internet.
Com 10 airbags, sistemas ativos para evitar batidas e carroceria com dimensionamento adequado, o utilitário tirou nota máxima no teste de segurança ao qual foi submetido na Europa.
Outros membros da família Kia EV
O tamanho avantajado permitiu a instalação de uma bateria com 99,8 kWh de capacidade energética no EV9. No inverno brasileiro (mais fresco do que frio), é possível rodar mais de 600 km na cidade, a depender de outros fatores. Em ciclo combinado (WLTP) são 505 km.
Para tanto, o veículo tenta ser aerodinâmico onde dá, seja nas maçanetas retráteis ou na entrada de ar inferior que se fecha quando não é necessário arrefecer as células da bateria. O GT-Line também utiliza a promissora bomba de calor, que promete eficiência 43% maior do que um ar-condicionado convencional ao resfriar a cabine como uma geladeira ao contrário, extraindo calor interno e jogando-o para fora.
Os 587 kg da bateria foram posicionados bem próximos ao solo, a fim de também melhorar a estabilidade do SUV. Com sistema elétrico de 800 V, é possível acrescentar 300 km de alcance ao carro com cerca de 20 minutos de carregamento. Também dá para usar a energia a fim de alimentar casas e até outros carros elétricos.
Preços e prazos de chegada do Kia EV9 GT-Line ao Brasil ainda não foram divulgados. Espera-se que a estreia ocorra ainda em 2024, com valor estimado que vai dos R$ 450.000 aos R$ 500.000.