Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hiperesportivo BYD U9 tem 1.300 cv e custa menos de R$ 700.000 na China

Vendido pela marca YanWang, que estreia no Brasil em 2024, hiperesportivo pode ir de 0 a 100 km/h em 2 s

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 16 dez 2023, 08h55 - Publicado em 16 dez 2023, 08h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando a BYD anunciou superesportivo, o YangWang U9, a notícia não foi sobre suas capacidades ou potência, mas sim sobre a sua “dancinha”. O atrativo que os chineses escolheram para promover o carro foi o seu sistema de suspensão, que assim como os Low Riders, permite que o carro pule e “dance”.

    Publicidade

    Agora, a montadora tirou completamente o pano de cima do esportivo e podemos saber todas as principais características do BYD U9, inclusive o seu preço. O cupê de duas portas chega ao mercado chinês por 1 milhão de yuans, aproximadamente R$ 692.000. Ele é o segundo carro da submarca de luxo YangWang, o primeiro foi o seu irmão maior, U8, o SUV que pode navegar pelas águas.

    Publicidade
    BYD U9
    (Divulgação/BYD)

    De visual agressivo, o U9 junta características que já vimos em outros esportivos famosos. Os faróis em forma de C, por exemplo, remetem aos McLaren, enquanto a traseira se assemelha aos carros da Lamborghini. 

    Mas o que chama atenção são suas dimensões, um tanto grandes para um hipercarro. São 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, e 2,9 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, ele é mais comprido e tem entre-eixos maior que o de um Jeep Commander, um SUV grande com capacidade para sete passageiros. Já seu rival e maior referência quando o assunto é hipercarro elétrico, o Rimac Nevera, mede 4,75 m de um para-choque a outro e tem 2,74 m de entre-eixos.

    BYD U9
    (Divulgação/BYD)

    Mas esse tamanho todo tem um motivo: a grande bateria. O U9 terá uma bateria de 100 kWh fabricada pela FinDreams, uma subsidiária da BYD. De acordo com o ciclo WLTP, ela também vai garantir até 700 km de autonomia – cerca de 200 km a mais que do Nevera.

    Publicidade
    BYD U9
    (Divulgação/BYD)

    O U9 tem quatro motores, cada um em uma roda. Juntos, eles somam 1.300 cv e 130,5 kgfm de torque. Mesmo pesando quase 2.475 kg, ele consegue ir de 0 a 100 km/h em cerca de 2 s, como promete a BYD, e pode continuar acelerando até a marca dos 300 km/h.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A suspensão Disus-X é quem vai fazer o carro grudar no chão, mesmo com a alta potência. Além de servir para se exibir com os saltos e danças, o sistema controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo.

    Publicidade
    BYD U9
    (Divulgação/BYD)

    Essa suspensão também atua junto com os sistemas de auxílio ao motorista, como o controle de tração e estabilidade, para minimizar o risco de capotamento do veículo e reduzir o deslocamento dos ocupantes durante curvas em alta velocidade, aceleração total ou frenagem de emergência.

    BYD U9
    (Divulgação/BYD)

    A BYD já confirmou que a marca YangWang chegará ao Brasil em 2024. Entretanto, o U9 não virá, por enquanto. Quem fará as honras da estreia é o U8, porém nada impede que o esportivo chegue aqui posteriormente.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.