A BorgWarner, fabricante global de componentes automotivos para empresas como GM, Toyota, Ford, Stellantis e Hyundai fechou acordo para fabricar as baterias Blade da BYD. Trata-se de uma parceria estratégica com a FinDreams Battery, divisão de baterias da BYD, para fornecer baterias de veículos comerciais na Europa, nas Américas e em regiões da Ásia-Pacífico.
Desta forma, a BorgWarner será a únida fabricante não-OEM com direitos de fabricar e comercializar as baterias da BYD. A BorgWarner também adquiriu uma licença de propriedade industrial da FinDreams Battery relacionada ao design e processo de fabricação de suas baterias LFP Blade.
O acordo vale por oito anos e não contempla a produção de baterias para automóveis elétricos.
A BorgWarner é norte-americana e figura entre as 25 maiores fornecedoras de componentes automotivos do mundo. Já a BYD foi responsável por 41% da produção de baterias LFP em novembro de 2023, ficando à frente da CATL, que deteve 39%.
“A química da bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) é uma tecnologia interessante que está se tornando cada vez mais importante globalmente devido à sua competitividade em custos. Temos observado um aumento na demanda de nossos clientes por pacotes com células LFP”, disse Frédéric Lissalde, Presidente e CEO da BorgWarner.
O que torna a bateria LFP Blade diferente das demais é que suas células são estruturais, dispensando o uso de módulos, o que pode aumentar sua densidade energética em até 50%.