Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Coreia e Grécia limitam carga de carros elétricos por risco de incêndio

Enquanto a Coreia do Sul fecha o cerco aos carros elétricos com bateria cheia, a Grécia dificulta as viagens em balsas e ferries entre suas ilhas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 ago 2024, 08h12 - Publicado em 27 ago 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Motoristas de carros elétricos que precisam utilizar um estacionamento subterrâneo em Seoul, na Coreia do Sul, agora precisam ficar atentos à carga da bateria. De acordo com o Korea JoongAng Daily, carros elétricos com carga acima dos 90% estarão proibidos nos estacionamentos subterrâneos do país a partir de setembro. Para os viajantes da Grécia, a restrição é ainda pior. 

    Na Coreia, a determinação surgiu após um incêndio provocado justamente por um carro elétrico em estacionamento subterrâneo de Seul ter destruído outros 140 carros. A intenção do governo local é evitar que isso se repita.

    Incendio carro eletrico coreia do sul
    (Reprodução/Internet)

    Em meio a isso, existe um embate entre especialistas. À imprensa local, o professor Yoon Won-sub, que é responsável pelo centro de pesquisa de baterias da Universidade Sungkyunkwan, diz que não há indícios de que baterias 100% carregadas representem um maior risco de incêndio e que, na prática, nenhuma bateria recarrega 100%. 

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Já para Kim Jonghoon, professor na Universidade Nacional de Chungnam e especialista em carros elétricos, há mais casos de incêndios de carros elétricos quando o estado de carga da bateria é superior a 90%. Não recarregar a bateria por completo seria uma forma de reduzir as probabilidades de incêndio.

    Incendio carro eletrico coreia do sul
    (The Nation/Reprodução)

    Uma outra medida do governo sul-coreano é um novo programa de certificação de baterias que entrará em vigor já em outubro, em vez de fevereiro de 2025. Isso obrigará que os fabricantes obtenham a aprovação do Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte para confirmar que as baterias dos seus carros elétricos estão em conformidade com os padrões de segurança locais. Até então, isso era voluntário.

    Continua após a publicidade

    As estatísticas da Coreia do Sul são curiosas. Por lá, registraram 139 incêndios de carros elétricos nos últimos três anos. Destes, 26 aconteceram durante a recarga, 68 com o carro andando e 36 com ele estacionado.

    Além disso, de acordo com o Science & Technology Policy Institute, em 2023, houve 1,3 incêndios por 10.000 carros elétricos na Coreia do Sul. Para carros com motor  a combustão a taxa sobe para 1,9 incêndios por 10.000 carros.

    Continua após a publicidade

    Grécia também tem regra curiosa

    Grécia EV
    (Divulgação/Volkswagen)

    Com cerca de 1.400 ilhas, sendo 227 delas habitadas, o transporte da Grécia é muito dependente de barcos, balsas e catamarãs, até mesmo para o transporte de veículos. Mas as regras locais também não facilitam a vida de quem tem um carro elétrico ou híbrido.

    Acontece que carros elétricos ou híbridos plug-in só podem embarcar em balsas ou ferries se a bateria estiver carregadas até um máximo de 40%. Mesmo com metade da carga eles são proibidos. Se um carro elétrico se aproximar da balsa com mais carga, tem que ficar circulando pelas áreas vizinhas até que a bateria descarregue o necessário.

    Continua após a publicidade
    Astipalea
    (Astipalea/Divulgação)

    A razão para esta regulamentação é questionável, uma vez que se baseia no pressuposto de que os veículos eléctricos são perigosos. As estatísticas mostram, inclusive, o contrário.

    O que está em questão, de acordo com a ADAC (o automóvel clube alemão) é que o gerenciamento de um incêndio em um veículo elétrico é completamente diferente do gerenciamento do incêndio de um carro a combustão, e a maioria das tripulações dos navios não tem experiência nesta área. Há um outro agravante: há poucos carregadores na Grécia e ainda menos em suas ilhas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.