Dois meses antes de chegar ao Brasil, o Citroën Basalt já havia sido lançado na Índia e, ao que tudo indica, ele também receberá uma versão elétrica por lá. A novidade foi flagrada inteiramente camufladas no país asiático e seu lançamento é esperado para o segundo semestre de 2025.
Embora a camuflagem pesada atrapalhe a visão há uma cobertura diferente na dianteira para esconder seu real formato. Isso porque a Citroën deve estar planejando mudanças nessa peça, provavelmente deixando-a fechada, como é comum nos carros elétricos. A imprensa indiana também cita possíveis diferenças nas laterais do para-choque e no para-lamas.
Por dentro, o SUV cupê elétrico deverá seguir o padrão da versão convencional, mas com uma nova cor para o acabamento. Fora isso, é esperado também que o Basalt elétrico tenha recursos mais avançados como ar-condicionado automático, carregador de celulares por indução, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.
A Citroën planejar uma versão elétrica para o Basalt na Índia faz sentido. Afinal, ele tem um grande concorrente por lá, o Tata Curvv, que já tem uma variante BEV. De acordo com a mídia indiana, para bater com o rival, o Basalt terá bateria de 35 kWh e 450 km de alcance, junto de um único motor elétrico de aproximadamente 100 cv.
Se esse conjunto realmente for usado, ele terá algumas dificuldades para superar o Curvv EV. Isso porque o SUV cupê da Tata vem em duas variantes, e ambas oferecem mais recursos do que o Basalt supostamente oferecerá.
Em sua versão mais simples, o Curvv tem bateria de 45 kWh, 450 km de alcance e 150 cv. Enquanto a topo de linha tem bateria de 50 kWh, 500 km de alcance e 167 cv.
Para não ficar para trás, a Citroën deve apostar no preço. Estima-se que o Basalt EV será lançado por algo em torno de 1,4 e 1,5 milhão de rúpias, equivalente a R$ 96.000 e R$ 102.900. Já o Curvv parte dos 1,75 milhão de rúpias (R$ 120.000) na versão mais simples, e 1,92 milhão (R$ 132.000). Por enquanto, não há informações sobre a chegada da versão elétrica ao Brasil