A GM está preparando mais um SUV elétrico para o mercado brasileiro, mas não espere por algum nome conhecido como o dos novos Blazer e Equinox EV. A estratégia da montadora, agora, será de usar sua joint venture SGWM, com a participação das montadoras chinesas SAIC e a Wuling para lançar o Baojun Yep Plus.
Esse SUV foi flagrado rodando no Brasil por Rafael Franchi e as imagens foram compartilhadas no Instagram @mentirasautomotivas. Elas mostram um utilitário compacto com formato bem quadrado. Na porta há a mensagem: “mais eletricidade pra você”.
Não há dúvidas de que seja o Yep Plus. O pequeno SUV mede 4 m de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,68 m de largura e 1,72 m de altura. Vale lembrar que o “Plus” no nome é porquê trata-se da versão maior do Yep, que segue os mesmos fundamentos mas com apenas 3,38 metros de comprimento, 2.110 mm de entre-eixos.
O visual tem um quê de Land Rover Defender, com uma coloração que lembra o C3. Na frente, os faróis são tem DLRs composto por quatro retângulos pretos e todo conjunto fica abrigado em uma peça preta, que faz o papel da grade. O para-choque é robusto, que ajuda a passar um ar de aventureiro, junto dos bagageiros no teto.
O conjunto óptico traseiro repete a fórmula que vemos na frente. Luzes de LED separadas, mas que estão dentro de uma peça, mas aqui ela é branca. O para-choque também é mais elevado. Ele ainda tem um enfeite na coluna ‘C’, temos um enfeite que é a principal referência ao Defender.
Na China, ele é vendido com motor elétrico de 101 cv e baterias de 41,9 kWh. Com isso, ele é capaz de chegar até os 150 km/h e pode viajar até 400 km com apenas uma carga, de acordo com o ciclo chinês CLTC.
Do lado de dentro, ele tem telas integradas para o quadro de instrumentos e central multimídia, cada uma com 10,25’’. Há ainda sistemas de auxílio à condução, que inclui estacionamento autônomo, auxílio de troca de faixa e câmeras com visão 360º.
A GM aindan não se pronunciou sobre a chegada de modelos fruto da sua joint venture na cidade. Logo, não é possível saber se o Yep Plus será vendido como Chevrolet ou utilizando alguma marca chinesa, de maneira semelhante ao que a Stellantis fez com a Leapmotor. O certo é que se o modelo está sendo testado, mais informações surgirão em breve.