Depois de transformar o Blazer em carro elétrico, a Chevrolet está lançando no Brasil o Equinox EV. A semelhança com o Equinox que conhecemos se limita ao nome. É um pouco menor que o Blazer EV e, apesar de ter dois motores, também tem potência menor.
Seu estilo, porém, é bastante distinto. A dianteira tem faróis escondidos no para-choque, enquanto uma barra de led corta a frente de um lado ao outro. Na traseira, quem interrompe as lanternas interligadas é a gravata dourada. O Equinox não tem o apelo esportivo do Blazer, que é vendido no Brasil apenas na versão RS, com tração traseira e 347 cv.
A Chevrolet chama o sistema de tração de eAWD, pois combina o motor elétrico assíncrono dianteiro com um pequeno motor elétrico síncrono traseiro, com 84 cv. Juntos, somam 292 cv e 46 kgfm para mover os 2.336 kg do SUV elétrico. De acordo com a Chevrolet, o Equinox EV consegue chegar aos 100 km/h em 5,8 segundos – mesmo tempo do Blazer EV.
Baseado na arquitetura Ultium, modular e dedicada a carros elétricos, o Equinox EV tem um conjunto de baterias que soma 85 kW. É o suficiente para rodar até 443 km, de acordo com o padrão do Inmetro. Aceita recargas a até 22 kW em AC (4,7 h de recarga) e 150 kW em DC (48 minutos de 15% a 80%) .
Nas dimensões, o Equinox EV é menor que o Blazer mas ainda é um SUV grande. Tem 4,84 m de comprimento (4 cm a menos), 2,95 m de entre-eixos (o Blazer tem quase 3,10 m), 1,95 m de largura e 1,65 m de altura. O porta-malas, por sua vez, tem 441 litros de capacidade. O vão livre em relação ao solo é de apenas 16,3 cm.
Por dentro, o Chevrolet Equinox EV segue um conceito comum aos carros elétricos de nova geração da GM. Sua chave presencial dispensa a necessidade de apertar o botão de partida, o quadro de instrumentos digital de 11 polegadas e a central multimídia de 17,7 polegadas são baseados em sistema Google.
A lista de equipamentos inclui assistentes autônomos como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e alertas de ponto cego e abertura de porta.
Ainda tem sete airbags, câmeras de visão 360° e função one-pedal, que combina a regeneração e o sistema de freio para permitir dispensar o uso do pedal de freio na direção. Também tem três modos de condução a disposição do motorista.
Na pré-venda, o Chevrolet Equinox EV custa R$ 419.000 e o cliente pode escolher entre wallbox e carregador portátil, 4 anos de serviço Onstar, 1.200 kWh para usar na rede EZvolt com reserva de carregador e 3 anos de revisões programadas.