A BYD aproveitou o Festival Interlagos para apresentar o primeiro protótipo do BYD Seal transformado em carro de competição. A intenção da fabricante chinesa é criar aquela que poderá se tornar a primeira categoria do automobilismo brasileiro com carros elétricos no grid já em 2025.
A corrida contra o tempo já começou. Enquanto ainda estuda como fazer a organização do campeonato e se vai ou não acompanhar o calendário de outras categorias, a BYD define as modificações que serão necessárias no chassi do carro de rua.
Este primeiro carro já tem apêndices aerodinâmicos e algumas soluções para redução de peso, como os vidros laterais e traseiros trocados por policarbonato, o teto de fibra de carbono e a retirada do console central e do acabamento original das portas.
Outras mudanças já estão previstas, como o uso de portas e outras partes da carroceria de fibra de vidro. O objetivo é reduzir em cerca de 250 kg o peso do Seal, que tem 2.185 kg na versão de rua. Justamente por conta do peso, uma das principais mudanças mecânicas previstas é a preparação do sistema de freios para suportar o uso nas pistas ao longo de dezenas de voltas.
A preparação de motores, no caso de um elétrico, é diferente. O esforço da engenharia da BYD, tanto do Brasil quanto da China, será garantir que a bateria suporte uma prova sem reduzir o desempenho dos motores, que somam 530 cv e 68,3 kgfm no carro de rua. Nos primeiros testes, no Autódromo Velocitta, cada volta rápida consumiu cerca de 5%.
Uma coisa que já está decidida é que será uma categoria monomarca e com tudo controlado pela BYD, inclusive a estrutura, manutenção e logística dos carros. Os pilotos precisariam apenas pagar pelo assento e comparecer às corridas.