A BYD está expandindo ainda mais sua linha de mamíferos marinhos, ou melhor, de carros elétricos. O BYD Seal (foca em inglês) será lançado ainda em 2023 para complementar o portfólio, que conta com o recém lançado Dolphin (golfinho), além dos elétricos Yuan Plus, Tan, Han e o híbrido plug-in Song Plus — que não fazem referência aos mares.
Fora do Brasil, o sedã de grande porte (4,80 m de comprimento) é concorrente do Tesla Model 3, mas por aqui vai encontrar um território praticamente inóspito. Afinal, os outros sedãs elétricos, como seu ‘irmão’ Han, Mercedes EQE 300 e o BMW i4 passam dos R$ 400.000.
Na verdade, ele chega para ocupar a faixa de preço entre o Song Plus (R$ 269.990) e o Tan (R$ 529.890), podendo se tornar o elétrico mais barato desse segmento.
No visual, o BYD Seal traz uma proposta um pouco mais esportiva do que o Han, que tem um visual mais de ‘tiozão’. Os faróis full led afilados, as entradas de ar falsas e o capô projetado para frente trazem um ar de agressividade ao carro. A grosso modo, ele até remete um pouco ao também elétrico Porsche Taycan, principalmente pela extensão do farol em forma de C.
Na traseira, há mais semelhanças com o esportivo alemão. Há uma grande luz que começa mais grossa nas extremidades e se afunila no centro do porta-malas. Na parte inferior, um grande vinco demarca as saídas de ar, logo acima do difusor do para-choque traseiro.
Por dentro, o acabamento se aproxima do Dolphin, principalmente nas texturas e no design. Isso é uma linguagem visual comum da linha “Ocean”, que se inspira nas ondas do mar para fazer o painel, por exemplo.
Na parte tecnológico ele traz a famosa tela que gira da BYD de 15,6’’, quadro de instrumentos digital de 10,25’’. Ele também tem teto solar panorâmico, conexão 4G para atualizações OTA, sistema de som Dynaudio de 12 alto-falantes, sistema de reconhecimento por voz e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Para a segurança, tem pacote ADAS completo com frenagem automática de emergência com reconhecimento de , piloto automático adaptativo, assistência de permanência e troca de faixa, alerta de tráfego cruzado e monitor de pontos cegos. Soma-se a eles o conjunto de câmeras que fornece visão de 360°.
No Brasil, ele chega em sua versão mais potente, com direito a tração integral e dois motores. Ao todo são 531 cv e 59 kgfm. Quem alimenta todo o sistema é uma bateria de 82,5 kWh, que garante autonomia de 531 km, segundo o ciclo WLTP e pode ser carregada em cerca de 25 minutos usando corrente contínua de 150 kW.
Todo esse conjunto somado as suas linhas, que geram um coeficiente aerodinâmico de 0,22, garantem ao Seal um bom desempenho. De acordo com a BYD, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,85 s, sendo 0,5 s mais rápido que o Han.
O BYD Seal chega no Brasil ainda esse ano, mas sem data definida. O que é certo é que ele será — pelo menos até o momento — o sedã elétrico mais barato do mercado, podendo até ‘roubar’ clientes de modelos híbridos, como o Toyota Corolla e o Honda Civic.