À venda no Brasil desde julho, o BYD Dolphin mexeu com o mercado de carros elétricos e conquistou espaço até com certa facilidade. O preço inicial de R$ 149.800 forçou os rivais como Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC e-JS1 a ficarem mais baratos. Agora, o impacto do seu sucesso já é visto.
Quando tinha menos de uma semana de lançado no Brasil, o hatch elétrico chinês já havia acumulado mais de 3.000 unidades. Agora começam os emplacamentos dessas primeiras vendas.
O BYD Dolphin já havia se tornado o carro elétrico mais vendido do Brasil em agosto, com 371 carros emplacados. Agora renova o recorde: teve 1.036 unidades emplacadas em setembro, mais que o híbrido BYD Song Plus (863) ou que o SUV Caoa Chery Tiggo 8 (750).
Maior, mais espaçoso, mais potente e até mais completo que os rivais à venda, o BYD Dolphin vive o seu momento, ainda que no caso dos carros elétricos esses momentos em alta possam passar rápido. Mas a fabricante vem aproveitando para aumentar a gama de opções do carro elétrico mais vendido do Brasil.
Motorizações e autonomia do BYD Dolphin
O BYD Dolphin tem duas opções mecânicas disponíveis no Brasil. Os carros que já começaram a ser entregues têm a motorização mais fraca, com um motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,4 kgfm de torque. Ele é alimentado por uma bateria de LFP de 44,5 kWh com 356 km de autonomia.
De acordo com os dados de fábrica, o Dolphin tem potência de recarga máxima de 6,6 kW em corrente alternada (AC) e 60 kW em corrente contínua (DC). Na maior potência, é possível levar a bateria de 20 a 80% em cerca de 25 minutos.
O BYD Dolphin Plus chegou depois. É a configuração europeia do modelo, com frente mais comprida e motor elétrico também dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Além de uma bateria maior de 60,5 kWh, com autonomia, em ciclo WLTP, de 427 km (dados do Inmetro ainda serão divulgados).
Preços e versões do BYD Dolphin
BYD Dolphin – R$ 149.800
Por se tratar de um carro elétrico de quase R$ 150.000, o Dolphin já inicia em sua versão básica muito bem equipada. A motorização é a mais básica disponível da BYD, com 95 cv de potência e 356 km de autonomia com apenas uma carga.
Tem quadro de instrumentos digital de 5”, central multimídia com tela central rotativa de 12,8” e Apple CarPlay e Android Auto de fábrica, além de seis airbags, faróis automáticos, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, piloto automático, chave presencial, assistente de partidas em rampa, iluminação interna em led com acendimento por toque e sensores de estacionamento traseiros. Há, ainda, sistema de câmeras 360° e visualização 3D, que curiosamente funciona mesmo com o carro em altas velocidades.
BYD Dolphin Diamond – R$ 149.800
A versão “intermediária” do Dolphin chegou recentemente por conta de pedidos do mercado brasileiro. O modelo é tratado como uma nova variante pela marca, mas, na prática, ele é apenas a versão básica com uma nova pintura preta metálica. Isso porque a versão sem nome só está disponível nas cores amarelo e cinza com laranja, mas também trouxeram alguns carros rosa.
O carro segue com a mesma mecânica, equipamentos e até preço da versão anterior. A única mudança estabelecida está na cor, mais sóbria. O carro segue com os mesmos 95 cv de potência e a vasta lista de equipamentos da versão de entrada.
BYD Dolphin Plus – R$ 179.800
Agora sim. A versão topo de linha, apresentada no Brasil na última semana, traz grandes mudanças. No visual, a frente mais comprida tem seus próprios para-choques, saias e rodas maiores. Seu objetivo é ser uma versão mais esportiva do hatch elétrico.
A motorização agora é bem superior, com mais que o dobro de potência e maior autonomia. Os 204 cv levam ao tempo de 0 a 100 km/h declarado de apenas 7 segundos.
A lista de equipamentos é mais farta. Há teto solar panorâmico, bancos elétrico dianteiros e ainda o pacote de condução autonôma. com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de pontos cegos e leitura de placas de trânsito.
As telas de instrumentos e de multimídia seguem as mesmas, junto com os outros equipamentos de série. O mesmo vale para o nível de acabamento, misturando materiais e texturas, e o desenho moderno, com linhas e detalhes que remetem à temática dos oceanos.