A BYD comprou a participação restante da Mercedes-Benz na Denza, marca de luxo fundada pelas duas empresas em 2011 como uma joint-venture. Originalmente, cada fabricante detinha 50% da Denza.
Nos últimos tempos a Mercedes ainda mantinha 10% da marca chinesa, uma participação que, de acordo com a Bloomberg, agora foi comprada pela BYD. Desta forma, a BYD assume o controle total da Denza, marca que será lançada no Brasil em 2025.
Foi em 2021 que a Mercedes-Benz reduziu drasticamente sua participação na Denza, por conta das baixas vendas mesmo com novos produtos. Mas foi a partir daí que a BYD começou a diversificar a gama de produtos e iniciou a busca pelo espaço da Denza, com carros com acabamento mais refinado e sistemas autônomos mais avançados que os da BYD.
Aparentemente, deu certo. Hoje, a Denza atravessa o seu melhor momento de vendas desde 2011, com 127.840 unidades vendidas na China em 2023, contra apenas 9.978 no ano anterior, tracionada pelo sucesso da Denza D9 – o monovolume mais vendido da China.
A Bloomberg não adiantou valores, mas, aparentemente, a Mercedes vendeu o restante da sua participação em um bom momento.
Agora a Denza prepara sua expansão internacional. Sua estreia no Brasil será em 2025 justamente com o monovolume D9 em versão híbrida, focada em explorar um segmento de transporte de luxo mal aproveitado pelo Kia Carnival e por vans executivas customizadas. Além disso, será responsável por vender carros da FangChengBao, outra marca de luxo da BYD com mais foco no off-road.
Ao mesmo tempo, a Denza apresentou neste ano o crossover elétrico N7, que usa a plataforma do BYD Seal, e prepara o lançamento da perua elétrica Z9 GT, com quase 1.000 cv.