Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nissan Santana: sedã foi fabricado no Japão e vendido junto com o Sentra

Conhecido no resto do mundo como Volkswagen Santana, sedã foi fabricado no Japão a pedido da Nissan

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 set 2024, 19h38 - Publicado em 21 set 2024, 19h00
Nissan Santana
 (Divulgação/Nissan)
Continua após publicidade

O Volkswagen Santana fez grande sucesso no Brasil e ajudou a motorizar a China, onde foi fabricado por décadas. Mas o sedã derivado do Passat chegou até mesmo ao mercado japonês, onde era fabricado e vendido pela Nissan.

Sim, existiu um Nissan Santana e era muito parecido com a primeira geração do VW Santana fabricado no Brasil. A iniciativa partiu do então presidente da Nissan, Takashi Ishihara, após observar que importar carros da Alemanha era caríssimo e, claro, impactava no preço dos Volkswagen.

Nissan Santana
Nissan Santana Meisterwerk 1987 (Divulgação/Nissan)

Por que não fabricar e vender o Santana como um Nissan? Isso começou em fevereiro de 1984, dois meses antes do lançamento do VW Santana no Brasil.

Os Nissan Santana fabricados em Kanagawa tinham poucas mudanças além da direção do lado direito, como grade e nos faróis levemente modificado. O mais curioso foi terem deixado a carroceria apenas 5 mm mais estreita só para evitar um imposto cobrado de carros com mais de 1,69 m de largura.

Nissan Santana
Nissan Santana Meisterwerk 1988 (Divulgação/Nissan)

Existia interesse, principalmente, no requinte do Volkswagen Santana. Tanto que o VW Santana só teve este nome na Europa em 1984, quando a VW tentava posicionar o sedã acima dos Passat Variant e hatch. Deu certo? Não.

Além dos Mercedes 190 e do BMW Série 3, havia o Audi 80 na mesma faixa de preço. Então em 1985 o sedã passou a ser vendido como Passat (exceto na Espanha). Mas a imagem luxuosa do Santana vingou no Brasil e em outros muitos países.

Continua após a publicidade
Nissan Santana
Nissan Santana 2000Xi5 1984 (Divulgação/Nissan)

Ainda que tenha criado seu próprio código interno, M30, para identificar o filho adotivo, a Nissan fazia questão de deixar claro que o Santana era um Volkswagen, pois manteve todos os logotipos da fabricante alemã. O Santana dividia as concessionárias com os Sentra (Sunny) e March de primeira geração, além dos sedãs Stanza e Silvia.

i-img1200x831-1696751152qqezxo931144
Catálogo de carros da Nissan nos anos 1980 (Ebay/Reprodução)

A mecânica do Nissan Santana não tinha nada de japonesa: usava os motores 1.8 de 100 cv e 2.0 de 110 cv, ambos a gasolina e o mais potente com opção de câmbio automático de três marchas, além de um 1.6 turbodiesel com 72 cv. Mais tarde, ainda recebeu o cinco cilindros 2.0 20V DOHC, que desenvolvia 140 cv e tinha freios a disco nas quatro rodas.

Compartilhe essa matéria via:

O marketing do carro forçava sua origem germânica, com versões chamadas Meisterwerk e Autobahn. Além disso, a publicidade do Nissan Santana mantinha escritos em alemão.

Continua após a publicidade
Nissan Santana
Nissan Santana 2000Xi5 Autobahn DOHC 1988 (Divulgação/Nissan)

Se o objetivo da Nissan era vender no Japão um carro alemão mais barato que os importados da Alemanha, conseguiram. Mas as vendas passaram longe de alcançar a estimativa da fabricante japonesa, que era vender entre 48.000 e 60.000 unidades: de 1984 a 1990 venderam cerca de 50.000 Nissan Santana no Japão.

Nissan Santana
Nissan Santana 2000Xi5 Autobahn DOHC 1988 (Divulgação/Nissan)

Encalhou tanto que a produção foi encerrada em outubro de 1989 e o estoque só acabou em maio de 1990. A partir daí, a Nissan passou a vender a geração seguinte do VW Passat, importado. Mas o acordo foi encerrado em 1991, quando a Volkswagen se juntou com a Toyota. Na China, porém, essa geração do Santana seguiu à venda até 2013.

Nissan Santana
(Divulgação/Nissan)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.