Nos anos 1930, o totalitarismo de Hitler submeteu as montadoras alemãs aos interesses do Fuhrer. Mas é inegável que peças de propaganda como os carros esportivos de Mercedes-Benz e sua grande rival Auto Union também fizeram história na engenharia.
Uma das obras mais impressionantes dessa época, entretanto, jamais tinha saído do papel até agora. É o Auto Union Type 52, um sedã com 16 cilindros que foi projetado pela união de montadoras que daria origem à Audi e com ajuda de Ferdinand Porsche, que ainda viria a criar sua própria marca.
Nos anos 1930, Mercedes-Benz e Audi receberam “doações compulsórias” dos nazistas para que criassem carros de corrida cada vez melhores para os GPs da época (que se tornariam a Fórmula 1). Mas pouco sabiam que houve planos concretos de um deles ser vendido em série.
A Audi decidiu vasculhar tudo que tinha guardado do Type 52, a fim de construí-lo. Um trabalho duro, pois o projeto começara em 1933 e fora abandonado em 1935. Numa Alemanha que cada vez mais se preparava para a Guerra, muita coisa ganhou mais atenção do que o sedã. Com ajuda de historiadores e restauradores do Reino Unido, porém, o carro finalmente ganhou vida, com motor de 16 cilindros e supercharger muito melhor que o previsto.
Se, em 1934, queriam um motor 4.4 de 200 cv, o Auto Union Type 52 estreou com um 6.0 de 520 cv, similar ao do Auto Union Type C de 1936. Freios, direção e transmissão de cinco marchas são as mesmas do projeto original, mas o entre-eixos cresceu 31 cm para acomodar um tanque de combustível maior e corretamente distribuído e, principalmente, um conjunto de suspensão moderno — única mudança profunda dos projetistas.
Como muita coisa se perdeu durante e após a Segunda Guerra Mundial, não houve como saber de tudo. Logo, o grupo de pesquisadores e os técnicos da Audi discutiram questões em aberto (ex: a cor do carro) e chegaram a um consenso do que os engenheiros da época acabariam fazendo.
Obviamente, o Type 52 não será vendido. A única unidade produzida foi apresentada no Festival de Goodwood, na Inglaterra, e deverá passar a integrar o museu da Audi.