Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

“Lenda” de Audi e Porsche surge 90 anos depois com 16 cilindros e 520 cv

Feito pela "mãe" da Audi e com talento de Ferdinand Porsche, Type 52 foi recriado após extensa pesquisa nos arquivos automotivos da Alemanha

Por Eduardo Passos
16 jul 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos anos 1930, o totalitarismo de Hitler submeteu as montadoras alemãs aos interesses do Fuhrer. Mas é inegável que peças de propaganda como os carros esportivos de Mercedes-Benz e sua grande rival Auto Union também fizeram história na engenharia.

    O sedã seria vendido com o nome de Schnellsportwagen
    O sedã seria vendido com o nome de Schnellsportwagen (Divulgação/Audi)

    Uma das obras mais impressionantes dessa época, entretanto, jamais tinha saído do papel até agora. É o Auto Union Type 52, um sedã com 16 cilindros que foi projetado pela união de montadoras que daria origem à Audi e com ajuda de Ferdinand Porsche, que ainda viria a criar sua própria marca.

    Nos anos 1930, Mercedes-Benz e Audi receberam “doações compulsórias” dos nazistas para que criassem carros de corrida cada vez melhores para os GPs da época (que se tornariam a Fórmula 1). Mas pouco sabiam que houve planos concretos de um deles ser vendido em série.

    Interior seguiu o que a Auto Union tinha à mão nos anos 1930
    Interior seguiu o que a Auto Union tinha à mão nos anos 1930 (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    A Audi decidiu vasculhar tudo que tinha guardado do Type 52, a fim de construí-lo. Um trabalho duro, pois o projeto começara em 1933 e fora abandonado em 1935. Numa Alemanha que cada vez mais se preparava para a Guerra, muita coisa ganhou mais atenção do que o sedã. Com ajuda de historiadores e restauradores do Reino Unido, porém, o carro finalmente ganhou vida, com motor de 16 cilindros e supercharger muito melhor que o previsto.

    Imagined over 90 years ago, now brought to life: Audi Tradition
    Quatro argolas da Audi vêm das quatro marcas que formavam a Auto Union (Divulgação/Audi)

    Se, em 1934, queriam um motor 4.4 de 200 cv, o Auto Union Type 52 estreou com um 6.0 de 520 cv, similar ao do Auto Union Type C de 1936. Freios, direção e transmissão de cinco marchas são as mesmas do projeto original, mas o entre-eixos cresceu 31 cm para acomodar um tanque de combustível maior e corretamente distribuído e, principalmente, um conjunto de suspensão moderno — única mudança profunda dos projetistas.

    Continua após a publicidade
    90 anos depois, o Type 52 desfilou para os presentes no Festival de Goodwood
    90 anos depois, o Type 52 desfilou para os presentes no Festival de Goodwood (Divulgação/Audi)

    Como muita coisa se perdeu durante e após a Segunda Guerra Mundial, não houve como saber de tudo. Logo, o grupo de pesquisadores e os técnicos da Audi discutiram questões em aberto (ex: a cor do carro) e chegaram a um consenso do que os engenheiros da época acabariam fazendo.

    Obviamente, o Type 52 não será vendido. A única unidade produzida foi apresentada no Festival de Goodwood, na Inglaterra, e deverá passar a integrar o museu da Audi.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.