Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Um pneu run flat pode rodar vazio por quantos quilômetros?

Em caso de uma emergência, é sempre bom saber quantos quilômetros um pneu run flat percorre totalmente vazio

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 31 ago 2021, 12h37 - Publicado em 31 ago 2021, 12h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Esquema de estrutura do pneu run flat
    Pneus run flat tem estrutura reforçada para suportar o peso do carro (Acervo/Quatro Rodas)
    Qual é a quilometragem que eu posso percorrer a 80 km/h com um pneu Run Flat vazio?

    Demétrios Cardoso – Maringá (PR)

    Quando o pneu run flat fica totalmente sem ar em seu interior, todo o peso do veículo se sustenta sobre sua estrutura reforçada, permitindo ao motorista rodar até 80 km, com velocidade máxima de 80 km/h.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

    Dessa maneira, o dono do automóvel consegue encontrar um posto de reparo ou parar em segurança com o veículo.

    Continua após a publicidade

    “Respeitando essa velocidade e essa distância, o motorista terá segurança e o veículo se manterá estável e na trajetória”, afirma o gerente de produtos da Pirelli, Fabio Magliano.

    Pneus run flat têm reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda). Quando está totalmente sem ar pressurizado em seu interior, o peso do veículo fica apoiado nesta camada reforçada – as rodas não ficam diretamente em cima da banda de rodagem. Com isso é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.

    Continua após a publicidade
    Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e ombros (encontro entre a banda de rodagem e a lateral)
    Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e ombros (encontro entre a banda de rodagem e a lateral) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outra vantagem de segurança é a capacidade de manter o controle do veículo no caso de estouro do pneu em alta velocidade – ainda que esta ocorrência seja rara em pneus modernos.

    Mas nem todo carro pode receber um pneu run flat. É essencial que o veículo esteja equipado com sensor de pressão, pois o motorista pode não perceber que os pneus estão sem ar. Além disso, o projeto de suspensão precisa estar adaptado aos pneumáticos desse tipo, que são mais pesados.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.