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Teste de produto: economizador de combustível reduz mesmo consumo em 20%?

Será que duas pequenas peças com ímãs conseguem uma redução no consumo de combustível entre 12 e 20%?

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 17h28 - Publicado em 28 mar 2019, 07h00
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  • O economizador Fuel Buddy tem de ser instalado em volta da mangueira de combustível (Fernando Garcia/Quatro Rodas)

    Diante das constantes altas no preço dos combustíveis, reduzir o consumo do seu carro seria maravilhoso, não?

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    Então, como não ficar tentado a comprar o economizador americano Fuel Buddy, que promete baixar o gasto com combustível entre 12 e 20%, dependendo do modelo do carro.

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    Importado dos EUA e vendido por R$ 550, ele consiste em duas placas imantadas que são instaladas em volta da mangueira de combustível, como um sanduíche.

    Depois de conseguir o produto diretamente com a Enecon Brasil, o distribuidor oficial do Fuel Buddy no país, seguimos a bordo de um Chevrolet Cruze 1.4 Turbo LTZ até a  nossa pista de Limeira (SP), onde testamos todos os carros que saem nas reportagens de QUATRO RODAS.

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    As avaliações contaram com a ajuda do nosso piloto de testes Jorge Luiz Alves, que fez as mesmas medições de consumo antes e depois de instalar o aparelhinho.

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    Sem o Fuel Buddy, registramos 11,1 km/l no ciclo urbano e 14,7 km/l no rodoviário, lembrando que utilizamos a gasolina, conforme recomendado pelo representante do produto no Brasil.

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    Para nossa surpresa, o que parecia ser apenas localizar o duto de combustível e prender as duas partes imantadas com tiras plásticas, foi bem mais complicado.

    Tivemos de desmontar a capa plástica que cobre o motor e, depois, envolver a mangueira com as duas peças numa área de difícil acesso.

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    A recomendação da fábrica é que os ímãs fiquem alinhados na direção do fluxo da gasolina. Para orientar o usuário, há uma etiqueta com uma seta indicadora.

    Já instalado, repetimos o teste, que é o mesmo que usamos para medir os principais lançamentos das montadoras, e os dados obtidos foram praticamente os mesmos: 11,1 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

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    Questionado sobre o resultado, o diretor da Enecon Brasil, Gilberto Alves dos Santos, diz que não reconhece o teste da QUATRO RODAS, pois ele deveria ter sido “realizado em uma bancada sem a interferência do elemento humano”, seguindo as normas da ABNT e com prazo maior na duração dos testes.

    Avaliação – Fuel Buddy

    (Reprodução/Internet)

    Cumpre o que promete?: Não
    Nota: 0
    Comentário: O Fuel Buddy, além de caro, não chegou nem a 1% de redução no consumo.
    Preço médio: R$ 550,00
    Compra: eneconbrasil.com.br

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