Gostaria de saber se nos veículos turbo atuais é necessário esperar a lubrificação e a redução da rotação da turbina antes de desligar o motor – Paulo Barboza, Araras (SP)
Nos motores modernos, cujos sistemas de arrefecimento funcionam mesmo após o motor ser desligado, o turbo não exige cuidados especiais. Mas o proprietário precisa ficar atento à manutenção preventiva do veículo, segundo o engenheiro Luís Fernando Dias Pinto, da fabricante BorgWarner ETTS.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Como os turbos utilizam óleo para lubrificar e resfriar, é importante fazer as trocas do óleo e dos filtros de combustível e ar nos prazos recomendados pela montadora: como o turbo recebe óleo do motor, o óleo velho pode obstruir os dutos, não arrefecendo o turbo e causando um desgaste prematuro.
Outras dicas incluem ainda usar sempre o lubrificante especificado pela montadora, nunca completar o nível do óleo e não demandar um alto regime de rotação do motor enquanto ele ainda não estiver na temperatura ideal. O melhor a fazer é não ultrapassar os 2.500 rpm até que ele esquente.
O lado bom é que motores modernos tem gerenciamento térmico tão eficiente que ele próprio é capaz de acelerar o aquecimento do bloco para a temperatura ideal.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.