Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rodas de fibra de carbono são melhores do que as de liga leve?

Material pode reduzir quase 25 kg do peso total do carro; custo é o ponto negativo

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 Maio 2021, 11h30 - Publicado em 22 dez 2017, 17h20
Ford
Mustang Shelby GT 350 R foi o primeiro carro com rodas de fibra de carbono (Ford/Divulgação)

O quão melhor é uma roda de fibra de carbono em relação a uma de liga leve? Qual o primeiro carro equipado com ela? – Jeison Silva Pereira, Niterói (RJ)

O primeiro carro a oferecer rodas feitas de fibra de carbono foi o Ford Mustang Shelby GT350R de 2015. Uma das principais vantagens é seu peso.

“Elas são até 40% mais leves, o que impacta positivamente no desempenho de conforto e capacidade de manobra do veículo, bem como na dinâmica geral, uma vez que haverá menos inércia para a suspensão amortecer, graças à menor massa não suspensa”, segundo a comissão técnica veicular da AEA.

No caso do Mustang, são 5,9 kg a menos por roda. Só que a construção quase artesanal dessas rodas exige cuidado redobrado com o meio-fio. Até porque cada aro custa R$ 22.000.

Ford
Fibra de carbono poupa quase 24 kg do peso total do carro (Ford/Divulgação)
Continua após a publicidade

A Ford não é a única a oferecer rodas de fibra de carbono. A Porsche vende o item como opcional para o 911 Turbo Exclusive Series por 15.000 euros.

No processo de tecelagem, os 18 km de fios de fibra de carbono presentes em cada roda são trançados por uma máquina que a Porsche diz ser a maior do tipo no mundo, com nove metros de diâmetro.

Rodas de fibra de carbono do Porsche 911 Turbo Exclusive Series
Conjunto de fibra será exclusivo do novo 911 Turbo S Exclusive Series (Divulgação/Porsche)
Continua após a publicidade

Depois de montada, a roda é revestida por uma resina que, quando endurecida, é submetida a altas temperaturas. Em seguida ela é resfriada por um longo tempo até ficar resistente.

A Porsche diz que o conjunto de quatro rodas de carbono fica 8,5 kg mais leve que um jogo equivalente de liga leve, que pesa cerca de 74 kg. Além da redução de peso, o material faz as rodas se tornarem 20% mais resistentes.

Carroceria ultraleve

Mustang GT carbono
Custo da transformação no Shelby GT 350 é de R$ 200.000 (SpeedKore/Internet)
Continua após a publicidade

Quem não se satisfaz com rodas mais leves pode radicalizar e trocar a carroceria do Shelby GT 350 por uma feita de fibra de carbono.

O preço, porém, é pesado: o serviço custa US$ 63.937, o equivalente a R$ 200.000 na conversão direta.

O comediante norte-americano (e grande entusiasta de carros) Jay Leno dirigiu o cupê preparado pela SpeedKore Performance Group e deu suas impressões em vídeo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.