O Nissan Sentra é, na prática, o único rival direto do Toyota Corolla no Brasil, uma vez que o Honda Civic ganhou novo posicionamento por tornar-se híbrido e importado da Tailândia. Por aqui, o Sentra é vendido em três versões: Advance (R$ 151.490), Exclusive (R$ 174.990) e Exclusive com interior premium (R$ 176.990). Baseado na versão mais cara, mostramos alguns custos do modelo.
O sedã tem conjunto mecânico parecido com o rival: motor 2.0 aspirado e câmbio CVT. No Nissan, são 151 cv e 20 kgfm, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 10,7 s, segundo testes de QUATRO RODAS. Ele também tem bons números no consumo: 10,4 km/l na cidade e 15 km//l na estrada.
A versão aqui apresentada tem interior premium, ou seja, acabamento de bancos e painel na cor bege. Por isso, é R$ 1.700 mais caro em relação ao Exclusive comum. A lista de equipamentos é a mesma, com piloto automático adaptativo, monitoramento de permanência em faixa com correção ativa, faróis de led com fachos baixo e alto automáticos, monitoramento de pontos cegos, câmera 360° e teto solar.
O nível de acabamento do modelo, especialmente em sua versão topo de linha, é bom. Há material macio e que imita couro em toda a porção superior do painel, além dos apoios de braço das portas e central, além das laterais do console central. O quadro de instrumentos mescla elementos analógicos com uma tela central. É um bom resultado, mas poderia ser totalmente digital.
Ainda por dentro, o sedã da Nissan leva a melhor frente ao rival da Toyota: tem melhor espaço interno para os passageiros. No porta-malas, há um empate técnico, já que o Sentra tem 466 litros de capacidade e, o Corolla, 470 litros.
No que diz respeito aos custos, o modelo tem altos e baixos. Apesar de cobrar um preço mediano para o retrovisor, as pastilhas de freio e o para-choque dianteiro, pega pesado na hora de fechar a conta de itens como farol esquerdo, amortecedores dianteiros e, principalmente, o para-brisa, que custa salgados R$ 8.132. O seguro também fica acima da média. Veja todos os custos abaixo.
Quanto custa para manter?
Revisões até 50.000 km – R$ 5.199
Seguro – R$ 5.335
Rede de concessionárias – 180
Desvalorização – n/d