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Hyundai HB20S usado é sedã confortável e robusto a partir de R$ 35.000

Belo, robusto e confortável, ele se destaca pela garantia extensa e pelo rendimento do conjunto mecânico

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jul 2021, 10h21
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  • HB20 S
    Prefira as versões com motor 1.6 16V e câmbio automático de seis marchas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Por ser a versão sedã do Hyundai HB20, o HB20S foi pensado para ser um produto exclusivo para o mercado brasileiro e também foi impactante em termos de design e mecânica em seu segmento quando estreou, em março de 2013.

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    A versão de maior sucesso do HB20S é a Comfort Plus equipada com câmbio automático (de quatro marchas até 2015), sempre com o motor 1.6 16 V de 128/122 cv. O padrão de acabamento interno é dos melhores, mas o nível de equipamentos é fraco.

    Quem faz questão de rodas de liga leve, volante com ajustes de altura e profundidade, faróis de neblina e retrovisores com acionamento elétrico deve optar pela Comfort Style. Acima dela está a versão Premium, com rodas aro 15, sensor de estacionamento, ar-condicionado com ionizador e filtro de cabine, e faróis com acendimento automático.

    HB20 Sedan
    O porta-malas tem capacidade para 450 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Priorize os modelos 2016 em diante, que já trazem câmbio automático de seis marchas: o anterior, de quatro, deixa a desejar em consumo. Todas as versões oferecem airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos.

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    Ideal para quem gosta de dirigir, o câmbio manual deixou de ser oferecido na versão Premium em 2016 e na Comfort Style em 2018: permite acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos.

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    Hyundai HB20S
    HB20S tem o pacote de equipamentos mais simples, mas o acabamento é o mais caprichado (Acervo/Quatro Rodas)

    O motor Kappa de 1 litro, três-cilindros e 12 válvulas de 80/75 cv é uma opção para quem quer gastar menos, mas as primeiras unidades da Comfort Plus, produzidas em 2013, não traziam ABS.

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    Na dúvida, escolha a versão Comfort Style. A Turbo não teve a mesma aceitação: o motor Kappa sobrealimentado rende 105/98 cv, mas gasta mais e anda menos que o Gamma 1.6. Mesmo sem apresentar problemas crônicos, sua complexidade mecânica pode resultar em defeitos específicos.

    impressoes
    Hyundai HB20S 2016 (Arquivo/Quatro Rodas)

    A dirigibilidade do HB20S é das mais agradáveis. Apesar da leveza da direção, a carroceria mantém-se bem equilibrada mesmo com o carro carregado.

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    Outra grande virtude são suas dimensões compactas: ele tem somente 33 cm a mais que o hatch HB20, ou seja, mede apenas 4,23 metros e o terceiro volume lhe garante um porta-malas de 450 litros. O entre-eixos de 250 cm cobra seu preço no espaço interno.

    Hyundai HB20S em posição 3x4 de traseira
    (Divulgação/Hyundai)

    Vale considerar uma das várias séries especiais criadas para alavancar as vendas: quase todas trazem rodas com desenho exclusivo, bancos revestidos de couro e um pacote de itens de série bem mais generoso.

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    Robusto e confiável, o HB20S está amparado por uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem em uma rede de concessionários bem afamada no atendimento. Só não é uma unanimidade entre reparadores independentes, devido ao alto valor das peças originais, problema nem sempre sanado pelo mercado paralelo.

    Defeitos do Hyundai HB20S

    HB20 S
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Partida a frio  Dificuldades na primeira partida do dia podem ocorrer devido ao travamento da válvula solenóide da injeção de gasolina em baixas temperaturas. O problema é sanado com a substituição da peça, que custa em torno de R$ 600.

    Suspensão A suspensão do HB20 é robusta, mas o curso curto pode resultar em danos nas hastes dos amortecedores. Ruídos e batidas secas são um indício claro de problemas em outras partes, como buchas de bandeja, pivôs, bieletas e batentes dos amortecedores.

    Ar-condicionado  O defeito mais comum é causado pelo rompimento do condensador. Vazamento no evaporador e falta de óleo no compressor também são problemas sérios que podem ser evitados com a manutenção periódica do sistema.

    Catalisador  A luz de avaria no sistema de injeção pode indicar a obstrução do catalisador, geralmente causada por combustível de má qualidade. A peça original não sai por menos de R$ 4.700: a baixa eficiência do componente é indicada pelo código de falha P 420.

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    Câmbio automático  Alterne a alavanca entre as posições D e R e verifique se há demora no engate das marchas. A alavanca precisa correr livremente e as trocas devem ocorrer sempre de forma suave, sem trancos ou retenção indevida.

    A voz do dono

    Nome: Eriko Tallevi
    Idade: 43 anos
    Profissão: consultor de vendas
    Cidade: Curitiba (PR)

    O que eu adoro: “Motor 1.6 16V proporciona ótimo desempenho e baixo consumo, além de ser bem casado com o câmbio automático. Apesar do conforto, a suspensão não compromete a estabilidade.”

    O que eu odeio: “O acabamento é o melhor da categoria, mas pode melhorar: ainda sofre com ruídos internos irritantes. Falta um comando elétrico para abertura do porta-malas e o valor das revisões é bem elevado.”

    Preços dos Hyundai HB20 Sedan usados

    Tabela de preços Usados
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Preço das peças do Hyundai HB20S

    Tabela de preços das peças HB20
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Nós dissemos

    Reprodução Quatro Rodas 637

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    Abril de 2013  “A dirigibilidade agrada qualquer que seja a versão escolhida, com direção e suspensão com ajuste mais voltado para o conforto. (…) Assim como o hatch, o HB20S tem no silêncio da cabine um de seus maiores destaques. Os motores da família HB20 são modernos. Incorporam a tecnologia flex, mas ainda precisam de um tanquinho de gasolina.”

    Teste de pista Hyundai HB20 Motor 1.0

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    (Divulgação/Divulgação)

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