Por que os pneus traseiros são mais estreitos no Audi RS 3 Sedan?
Pneus mais estreitos têm menor aderência e, com isso, maior probabilidade a escorregar lateralmente. Para quem quer diversão extrema, é a fórmula perfeita
Por que os pneus traseiros são mais estreitos no Audi RS 3 Sedan? Como isso melhora o comportamento em curvas? – Remulo Lemos, Belo Horizonte (MG)
Pneus mais estreitos têm menor aderência e, com isso, maior probabilidade a escorregar lateralmente.
“Se fossem usados quatro pneus nas mesmas medidas, o RS 3 teria tendência a sair de frente em saídas de curva durante acelerações”, explica Lothar Werninghaus, consultor técnico da Audi.
Com medidas 2 cm menor no eixo posterior (235/35 R19 contra 255/30 dos da frente), esse comportamento é reduzido e, no limite da aderência, a traseira do RS 3 Sedan apresenta um leve escorregamento, permitindo ao motorista apontar a dianteira para onde ele deseja ir em uma saída de curva.
Esse recurso é uma solução mais barata para alterar a dinâmica de um veículo e só é usado quando necessário.
O Audi TT RS, por exemplo, usa o mesmo trem de força do RS 3, mas adota pneus com medidas iguais nos dois eixos.
Ousadia em Le Mans
Outra empresa que optou por usar pneus menores atrás foi a Nissan, com seu GT-R LM Nismo.
O protótipo competiu nas 24 Horas de Le Mans de 2015 com uma proposta inovadora: ter tração majoritariamente dianteira.
Apesar do protótipo ser dotado de tração 4×4, o eixo traseiro era movimentado apenas por um motor elétrico, enquanto os pneus dianteiros eram responsáveis por receber toda a força do V6 3.0 sobrealimentado.
Por conta disso, os pneus dianteiros do modelo têm 35,5 cm de largura, contra 23 cm dos traseiros.
A intenção da Nissan era aproveitar o posicionamento do trem de força na dianteira para ampliar os túneis aerodinâmicos que cruzam a carroceria e, com isso reduzir o arrasto ao mesmo tempo que ampliasse o downforce.
Mas o modelo sofreu com problemas mecânicos e a concorrência de protótipos como o Porsche 919 Hybrid, e a Nissan optou por não insistir na inusitada concepção mecânica nas corridas seguidas.