Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que a cilindrada de um motor quase nunca é um número exato?

Algumas marcas arredondam o valor para cima; outras (bem poucas) nivelam por baixo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h24 - Publicado em 20 dez 2016, 16h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Motor 1.4 TSI da Volkswagen
    Motor 1.4 TSI da Volkswagen tem 1.395 cm³ de deslocamento (Divulgação)

    Se você é daqueles que analisam toda a ficha técnica dos carros testados por QUATRO RODAS já deve ter reparado que motores com cilindradas com números redondos são muito raros.

    Cilindrada representa a soma do volume interno dos cilindros do motor, que pode ser expressa em litros, centímetros cúbicos ou polegadas cúbicas. Em geral, um motor 1 litro tem 999 cm³ e um 2 litros algo entre 1.997 cm³ e 1.999 cm³ (com exceções), mas não 1.000 cm³ ou 2.000 cm³. 

    Por que a cilindrada de um motor quase nunca é um número exato?
    Curso dos pistões é a distância que o pistão percorre do ponto morto inferior ao ponto morto superior (Divulgação/Quatro Rodas)

    A explicação para isso é matemática. A cilindrada é obtida multiplicando-se a área da circunferência do cilindro pelo valor do curso do pistão, depois multiplicada pelo número de cilindros.

    Continua após a publicidade

    A fórmula que se usa para obter a área da circunferência do cilindro tem Pi (Π), uma constante matemática. Para calculadoras convencionais vale 3,1415926, mas a Nasa trabalha com 40 casas decimais em seus cálculos. 

    Por exemplo, fica assim o cálculo para o 2.0 TSI do VW Jetta:
    92,8 (Curso) x 82,5 mm (Diâmetro), 4 cilindros: 3,1416 x 8,25 x 8,25 x 9,28 = 1.984,3 cm3

    Além do cálculo usar uma constante, a engenharia mecânica trabalha com milímetros, inteiros ou quebrados, dependendo da tolerância de medidas do fabricante. São cálculos de números quebrados, que dificilmente resultarão em números redondos.

    Continua após a publicidade

    Há exceções, como o motor 3.2 de 4 cilindros turbodiesel da Mitsubishi, que tem exatamente 3.200 cm³, mas isto se dá mais por acaso do que por perfeccionismo dos engenheiros.

    Quando exageram na aproximação

    É complicado chegar a um número redondo para a cilindrada. O número é definido pelas especificações do próprio fabricante para o diâmetro do cilindro e curso dos pistões, e também de peças como pistões, bielas e virabrequim (pode-se manipular esses números para aproveitar peças de outros motores da mesma família, por exemplo).

    Motor 1.3 Firefly
    Motor 1.3 Firefly tem 1.332 cm³ (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    A evolução dos motores também tem seus efeitos nas cilindradas. O motor 1.9 do primeiro Linea era uma versão com diâmetro dos cilindros maior do motor 1.6 Sevel do Marea: manteve o curso dos pistões de 78,4 mm e aumentou o diâmetro dos cilindros de 80,5 mm para 86,4 mm.

    Assim, a cilindrada passou de 1.596 cm³ para 1.839 cm³ – que a Fiat arredondou para 1.9 L.

    Essa “roubadinha” para cima no valor “comercial” do deslocamento do motor não é rara. O motor 1.9 da Fiat foi substituído pelo 1.8 E.TorQ, que na prática é um 1.75 L: tem 1.747 cm³.

    Continua após a publicidade

    Há mais exemplos de arredondamento para cima, caso do antigo 1.4 da Honda (1.339 cm³), do 1.4 da JAC (1.332 cm³), do 2.4 da Fiat Toro (2.360 cm³) e do 2.4 do Civic SI (2.354 cm³)

    Por outro lado, nivelamento para baixo é raro, mas existe. O Marea 2.4 (2.445 cm³) e o novo 1.3 Firefly do Fiat Uno (1.332 cm³) – que seria 1.4 para Honda ou JAC – estão aí para provar.  

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.