Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pneus: muito além da pressão

Na hora de viajar com a família, os pneus merecem um carinho especial. E não estamos falando apenas de calibrá-los corretamente

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h35 - Publicado em 27 jan 2017, 12h53

Não é novidade para o motorista que antes de colocar o carro na estrada é necessário calibrar os pneus. É só olhar no manual do proprietário para descobrir qual é a pressão correta para o veículo carregado.

Mas saiba que, antes de uma viagem, os cuidados vão muito além de uma parada no calibrador do posto de combustível. Para descobrir o que fazer nessa hora, consultamos dois especialistas no tema: Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, e Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli para a América do Sul.

Desgaste

Veja se a banda de rodagem está desgastada de modo uniforme. Se não estiver, pode ser sinal de problema de alinhamento, balancea­mento ou calibragem. Nesse caso, não adianta fazer ajustes: eles devem ser trocados. Daí a importância de conservá-los sempre com a pressão correta e fazer o rodízio a cada 10.000 km, o mesmo período em que se deve checar alinhamento e balanceamento – ou antes de uma viagem.

Idade

Os pneus trazem a marcação da semana e do ano de fabricação em uma sequência de quatro números após a sigla DOT. A garantia da maior parte das marcas é de cinco anos após a fabricação. Decorrido esse período, a borracha começa a ressecar e pode apresentar trincas. Parar sobre poças de óleo ou outros produtos químicos também abrevia sua vida útil.

Válvulas

Se os pneus perdem pressão, o problema pode estar nelas (ou em rodas amassadas). Para avaliá-las, desloque-as levemente para os lados, para verificar se apresentam rachaduras ou sinais de vazamento.

Continua após a publicidade

Danos

Fique atento a furos, rasgos e bolhas. Pneus que perdem muita pressão ao longo dos dias estão furados ou com algum problema de vedação. As bolhas podem ser visíveis na lateral externa dos pneus, mas também podem estar na lateral interna, fora do alcance dos olhos. O ideal é inspecioná-los em alguma oficina. Não viaje com pneus com bolhas: elas podem se romper e fazer você perder o controle do automóvel.

Uniformidade

Rode sempre com os quatro pneus de mesma marca e medida. Se não tiver jeito, ao menos tenha dois da mesma marca no mesmo eixo, para evitar que cada lado se comporte diferente em frenagens ou outras situações. Veja se os sulcos estão acima do TWI, o indicador de desgaste da banda de rodagem. Pneus que atingiram o TWI já são con­siderados carecas. Troque-os!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.