Para que serve aquela faixa serigrafada nos para-brisas dos automóveis? – Bruno Setti, Recife (PE).
Ela serve para dar acabamento e melhorar a aderência dos vidros laminados que são colados na moldura do para-brisa. Assim, ela esconde imperfeições dessas áreas e até equipamentos, como retrovisor interno, antenas ou sensores de chuva ou luminosidade – neste caso, essa faixa avança na parte central do vidro.
No processo de fabricação, o para-brisa laminado é composto de duas lâminas de vidro e, no meio, uma película plástica, o PVB (Plástico Polivinil Butiral) para a colagem das duas partes externas, uma delas já com a faixa serigrafada aplicada.
A união entre as duas lâminas é feita em um forno de altíssima temperatura. Os pontilhados que existem entre a faixa serigrafada e a parte translúcida dos vidros evitam que o calor crie distorções entre as duas áreas, pois a parte negra tende a esquentar mais rápido que a parte transparente.
Depois da fabricação, essa faixa serigrafada (na verdade uma pintura com base cerâmica impossível de ser riscada) protege o PVB dos raios ultravioleta, que em casos extremos poderiam deteriorar as propriedades do adesivo selante.
Os pontilhados também funcionam como uma zonade transição para o condutor, suavizando não apenas a estética como a incidência dos raios do sol quando eles passam de uma área para outra.
Em modelos como o Jeep Renegade, que ilustra a foto acima, a faixa serigrafada também esconde um dos chamados easter eggs – no caso do Renegade, trata-se da silhueta de um Jeep MB clássico, na base do para-brisa.