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Os motores de três cilindros possuem alguma vantagem técnica?

Eles oferecem menor consumo e melhor torque em baixas rotações; as vibrações, porém, são maiores

Por Redação
Atualizado em 22 abr 2021, 23h34 - Publicado em 9 dez 2015, 15h36
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    Quais as vantagens técnicas do motor três-cilindros em relação ao de quatro? — ALEXANDRE VAROTO, SÃO CARLOS (SP)

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    Desde que mantida a mesma capacidade cúbica, o três-cilindros gasta menos combustível por causa do atrito reduzido, causado pelo menor número de peças.

    O atrito entre pistão e camisa de cilindro representa a maior perda mecânica dentro do motor. Estima-se que, em relação ao motor de quatro cilindros, a perda de um cilindro represente uma perda por atrito 15% menor.

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    As massas móveis dos tricilíndricos também são reduzidas, produzindo menos inércia.

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    Com menos cilindros, também podem ser reduzidos o tamanho e o peso das outras partes do motor, como bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabrequim.

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    Outro efeito do cilindro a menos é uma menor geração de calor, o que implica em menos energia dissipada. Tudo isso resulta não apenas em consumo inferior, mas também melhor torque em baixas rotações e respostas mais rápidas

    Uma característica que divide opiniões é o ronco próprio. Como a frequência do som do três cilindros cresce 50% mais rápido do que o de quatro, ele soa como cortador de grama para alguns ou mais esportivo para outros.

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    A desvantagem, principalmente nos primeiros tricilíndricos que chegaram por aqui, são as vibrações maiores geradas em altas rotações. Elas são mais sentidas que num motor de 4 cilindros pois, como o número de cilindros é ímpar, a distribuição de massas e forças fica assimétrica, tornando mais difícil o seu balanceamento.

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    Por outro lado, o recente boom mundial dos três-cilindros, ocorrido em função do nível de exigência cada vez maior das leis que regulam as emissões de poluentes, pode solucionar esse problema no curto prazo.

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    Hoje, todas as grandes marcas oferecem, no mínimo, um três cilindros no cardápio: tem aspirado, turbo, 1.0, 1.2, gasolina, flex… E o lado bom dessa história é que, naturalmente, a competitividade entre os fabricantes acaba acelerando o processo evolutivo.

    Não se espante, portanto, se em poucos anos o três-cilindros que era referência de eficiência acabar sendo classificado como obsoleto.

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