Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Os motores de três cilindros possuem alguma vantagem técnica?

Eles oferecem menor consumo e melhor torque em baixas rotações; as vibrações, porém, são maiores

Por Redação Atualizado em 22 abr 2021, 23h34 - Publicado em 9 dez 2015, 15h36

Motor Ford 1.0 EcoBoost

Quais as vantagens técnicas do motor três-cilindros em relação ao de quatro? — ALEXANDRE VAROTO, SÃO CARLOS (SP)

Desde que mantida a mesma capacidade cúbica, o três-cilindros gasta menos combustível por causa do atrito reduzido, causado pelo menor número de peças.

O atrito entre pistão e camisa de cilindro representa a maior perda mecânica dentro do motor. Estima-se que, em relação ao motor de quatro cilindros, a perda de um cilindro represente uma perda por atrito 15% menor.

As massas móveis dos tricilíndricos também são reduzidas, produzindo menos inércia.

Com menos cilindros, também podem ser reduzidos o tamanho e o peso das outras partes do motor, como bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabrequim.

Continua após a publicidade

Outro efeito do cilindro a menos é uma menor geração de calor, o que implica em menos energia dissipada. Tudo isso resulta não apenas em consumo inferior, mas também melhor torque em baixas rotações e respostas mais rápidas

Uma característica que divide opiniões é o ronco próprio. Como a frequência do som do três cilindros cresce 50% mais rápido do que o de quatro, ele soa como cortador de grama para alguns ou mais esportivo para outros.

A desvantagem, principalmente nos primeiros tricilíndricos que chegaram por aqui, são as vibrações maiores geradas em altas rotações. Elas são mais sentidas que num motor de 4 cilindros pois, como o número de cilindros é ímpar, a distribuição de massas e forças fica assimétrica, tornando mais difícil o seu balanceamento.

Por outro lado, o recente boom mundial dos três-cilindros, ocorrido em função do nível de exigência cada vez maior das leis que regulam as emissões de poluentes, pode solucionar esse problema no curto prazo.

Hoje, todas as grandes marcas oferecem, no mínimo, um três cilindros no cardápio: tem aspirado, turbo, 1.0, 1.2, gasolina, flex… E o lado bom dessa história é que, naturalmente, a competitividade entre os fabricantes acaba acelerando o processo evolutivo.

Não se espante, portanto, se em poucos anos o três-cilindros que era referência de eficiência acabar sendo classificado como obsoleto.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

ou

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês