Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é mais seguro: carga pesada no porta-malas ou no reboque?

Levar bagagens com peso excessivo demanda cuidados tanto no porta-malas quanto em carretinhas

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h44 - Publicado em 24 fev 2017, 13h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando meu carro está carregado, a suspensão fica muito baixa. Se em vez de encher o carro com bagagem pesada eu a colocasse num reboque, seria melhor para o veículo? – Luciano Bomfim Azambuja, por e-mail.

    Tudo depende do peso da carga e da capacidade máxima do modelo do seu veículo, indicada no manual do proprietário (lembrando que os passageiros precisam ser incluidos nessa conta).

    Se o peso da carga + passageiros for maior que a capacidade do carro, a carretinha é a opção mais segura. Mas em primeiro lugar, verifique no manual do proprietário para ver se há algum comentário ou especificação quanto a trailers ou qualquer outro tipo de reboque. Por exemplo, no manual do Honda Fit há uma instrução específica proibindo essa prática.

    Caso não haja impedimentos, lembre-se de que parte do peso da carreta e sua carga serão absorvidos pelo eixo traseiro do carro, especialmente nas frenagens, deixando a frente mais leve (portanto mais instável) e menos aerodinâmica.

    Outro cuidado é na hora de frear. Há reboques com e sem freio autônomo, e mesmo aqueles que têm podem entrar em “tesoura”, quando o reboque avança e empurra a traseira do carro para o lado, formando entre ambos um ângulo em V fechado.

    Continua após a publicidade

    Por isso, é importante reduzir a velocidade e frear de maneira progressiva e com mais antecedência quando for puxar um reboque – não apenas por segurança, mas também porque um carro puxando um reboque é classificado como “veículo pesado”, com limites de velocidade geralmente abaixo dos carros de passeio.

    Além disso, ter uma carretinha demanda uma série de procedimentos, como a documentação providenciada no Detran local, com placa e luzes de sinalização. Em casos de reboques acima dos 3.500 quilos, também é necessária uma habilitação do tipo C.

    Se você optar por levar tudo dentro do carro (sem exceder a carga máxima indicada no manual), tenha o cuidado de não exagerar no peso concentrado no porta-malas, principalmente quando apenas o motorista está a bordo, pois isso pode alterar a distribuição do peso entre os eixos dianteiro e traseiro.

    Continua após a publicidade

    Por fim, para quem optar pelo uso do bagageiro no teto, também é importante não colocar ali as cargas mais pesadas – a concentração de peso no teto alterará o centro de gravidade do veículo, e fará o carro balançar mais em curvas e mergulhar mais em frenagens, exigindo uma direção ainda mais cautelosa do motorista.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.