O estepe é obrigatório nos carros vendidos no Brasil?

Pneu sobressalente deve equipar todos os veículos comercializados no país, mas há algumas exceções

Sem ar na câmara, o peso do carro fica apoiado no flanco do pneu Run Flat

Sem ar na câmara, o peso do carro fica apoiado no flanco do pneu Run Flat (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

O estepe é obrigatório em todos os automóveis vendidos no Brasil? E se estiver equipado com pneus run flat? – José Meirinho – São Paulo (SP)

O estepe é obrigatório para todos os veículos nacionais ou importados.

Porém, em alguns casos a legislação permite sua ausência, desde que o motivo seja comprovado tecnicamente ao Denatran, de acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Furo proposital para testar a tecnologia Run Flat. Esse tipo de pneu pode rodar mesmo sem ar

Furo proposital para testar a tecnologia Run Flat. Esse tipo de pneu pode rodar mesmo sem ar (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Uma dessas exceções é para veículos equipados com pneus Run Flat.

Nesse caso, conforme a resolução do Contran 540/15, exige-se selante em quantidade suficiente para o reparo de pelo menos um pneu, além de um dispositivo que permita enchê-lo até a pressão recomendada para o uso temporário, em um período máximo de dez minutos.

Pneus run flat possuem várias camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda).

São esses reforços estruturais que apoiam o peso do veículo quando o pneu está totalmente sem ar pressurizado em seu interior. Assim é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.

Pneus Run Flat podem rodar sem ar dentro da câmara

Pneus Run Flat podem rodar sem ar dentro da câmara (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Alguns veículos saem de fábrica com estepes de uso temporário. Mais finos do que os pneumáticos utilizados, eles só podem ser utilizados em velocidade limitada de 80 km/h.

Ao optar por este tipo de pneu, os fabricantes conseguem liberar espaço no porta-malas e, sobretudo, reduzir o peso do veículo.

A versão menor também causa menos danos ao meio ambiente (por usar menos material) e por ser mais leve, facilita a troca para pessoas mais frágeis em uma emergência.

Estepe fino provisório Estepe fino provisório pode ser proibido no Brasil

Estepe fino provisório pode ser proibido no Brasil (Acervo/Quatro Rodas)

Apesar das vantagens, um projeto de lei propõe o fim deste tipo de estepe, obrigando as fabricantes a equipar todos os veículos vendidos no Brasil com um estepe do mesmo tamanho dos outros quatro pneus.

Outros casos de dispensa de estepe são ônibus ou micro-ônibus de transporte urbano, caminhões de lixo ou concreto e blindados de transporte de valores e veículos com peso bruto (PBT) de até 3,5 toneladas, desde que solicitem no Contran a dispensa do equipamento.

Ônibus para transporte urbano estão na lista de veículos que não precisam ter estepe

Ônibus para transporte urbano estão na lista de veículos que não precisam ter estepe (Iveco/Divulgação)

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