Já faz algum tempo que é possível reparar que os lançamentos mais recentes contam cada vez menos com versões equipadas com câmbio manual. E esse comportamento reflete a preferência dos consumidores brasileiros, que cada vez mais se rendem à comodidade proporcionada pelas transmissões automáticas.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Segundo estudo da OLX, obtido com exclusividade pela QUATRO RODAS, as vendas de carros automáticos em sua plataforma online cresceram 68% no primeiro semestre de 2021, em comparação a 2020.
De acordo com a consultoria Jato Dynamics, veículos com câmbio automático já representam 40% das vendas atualmente no Brasil. Em relação aos modelos comercializados pela OLX: 28,5% dos automóveis vendidos e 24,5% dos modelos mais buscados em todo o país são equipados com esse tipo de transmissão.
“Os fabricantes de automóveis e componentes perceberam a receptividade dos brasileiros ao conforto proporcionado pelo câmbio automático nos veículos disponíveis no mercado nacional. Assim, é natural que o segmento de carros seminovos e usados reflita essa tendência de crescimento.
Além do aumento em vendas, as buscas por esse tipo de veículo apresentaram crescimento de 19%. Vemos que algumas marcas presentes no país já não oferecem mais opções equipadas com transmissão manual em sua gama de modelos”, afirma Flávio Passos, vice-presidente de Autos da OLX.
A picape Fiat Toro e o SUV Jeep Renegade foram os modelos automáticos que apresentaram maior crescimento em vendas no período, com alta de 125,4% e 108,6%.
A lista traz ainda o Honda HR-V, em 3º lugar, com 99,9%; seguido pelo Chevrolet Cruze (4º), com 76,7%; Toyota Hilux (5º), com 76,6%; e Volkswagen Jetta (6º), com 70%.
O trio da Honda, formado por City, Fit e Civic, vem na sequência, com 58,7%, 54,4% e 46,2%. A nipônica está entre as marcas que só fabricam e vendem modelos automáticos, o que acontece desde 2018. O Toyota Corolla, que só possui versões automáticas, ocupa a 10ª colocação, com 43,7% de crescimento.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital