Carro mais vendido do Brasil até o mês de julho, a Fiat Strada tem versões para todos os usos e bolsos. De um lado, as dedicadas ao trabalho, com cabine simples e motor 1.3. De outro, as usadas como carro de passeio, com cabine dupla e motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio automático do tipo CVT.
É o caso da versão aqui retratada, a topo de linha Ultra. Além da mecânica mais refinada, ela tem itens como faróis de led, ar-condicionado digital, carregador sem fio e central multimídia.
Com o motor 1.0 turbo, a Fiat Strada acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e tem consumo de 12,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. É bem mais rápida que as versões 1.3 CVT, consumindo mais gasolina na estrada e menos na cidade.
Em movimento, é notável o trabalho no conjunto de suspensão, com nova geometria e amortecedores para lidar com potência e torque extras, além do maior peso do motor 1.0. O que logo faz diferença são os batentes hidráulicos dos amortecedores dianteiros, que impedem os baques secos como ao se cruzar uma lombada em alta velocidade.
Os 650 kg de capacidade de carga na caçamba mantêm a vocação ao trabalho. Mas há deficiências que são inerentes à atual geração, e aí não existe trabalho de engenharia que resolva.
Quanto custa para manter?
Revisões até 48.000 km: R$ 5.216
Seguro: R$ 4.988
Cesta de peças: R$ 10.230
Consumo: (km/l) 12,5 (urb.) / 15,9 (rod.)