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Correio Técnico: Por que nem todo carro com xenônio tem lavador do farol?

Sistema complementar é obrigatório caso o carro atinja alguns índices de performance luminosa

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 3 jan 2022, 10h12 - Publicado em 4 set 2019, 07h00
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  • O lavador dos faróis é obrigatório a partir de uma determinada potência
    O lavador dos faróis é obrigatório a partir de uma determinada potência (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Já me disseram que a legislação só permite faróis de xenônio vinculados com lavadores. Então como a FCA conseguiu colocar essas lâmpadas no Renegade e Compass sem usar limpadores? – Flavio Fraga, por e-mail

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    Porque o farol baixo desses carros tem fluxo luminoso inferior a 2.000 lúmens.

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    Segundo a resolução 227/07 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), somente veículos cuja luz baixa supera esse índice devem ser equipados com o sistema de lavagem automático.

    Essa regra é inspirada na legislação europeia, onde a neve nos faróis é um problema grave em veículos equipados com luzes mais fortes.

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    Não à toa, o reservatório de água desses modelos fica próximo a partes quentes do motor, para manter o líquido aquecido e facilitar o derretimento do gelo nos faróis e no para-brisa.

    Com a tecnologia de led, entretanto, a tendência é que os lavadores automáticos percam ainda mais espaço, já que os veículos como Civic Touring conseguem se enquadrar na categoria abaixo dos 2.000 lúmens.

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    Selou

    Os carros europeus vendidos nos EUA tinham que adotar faróis exclusivos
    Os carros europeus vendidos nos EUA tinham que adotar faróis exclusivos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não é de agora que a legislação afeta as luzes dos automóveis. Um dos casos mais notórios foi os sealed beam (faróis selados, em inglês) norte-americanos.

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    No século passado as leis dos EUA exigiam que os veículos usassem apenas esse tipo de equipamento, com apenas dois tipos de formato (retangular ou circular) e durou de 1940 a 1984.

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    Essa exigência gerou diferentes dificuldades para as fabricantes europeias, que precisaram adaptar o design de seus carros para receberem os faróis padronizados dos Estados Unidos.

    Não que agora os carros vendidos na terra do Tio Sam sejam iguais aos outros.

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    Por lá ainda há peculiaridades em relação às luzes de direção. Na traseira devem ser da cor vermelha e podem usar a mesma lâmpada de freio, enquanto na dianteira a cor obrigatória é o âmbar.

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    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

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