Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: Por que nem todo carro com xenônio tem lavador do farol?

Sistema complementar é obrigatório caso o carro atinja alguns índices de performance luminosa

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 3 jan 2022, 10h12 - Publicado em 4 set 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lavador Farol Christian Castanho
    O lavador dos faróis é obrigatório a partir de uma determinada potência (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Já me disseram que a legislação só permite faróis de xenônio vinculados com lavadores. Então como a FCA conseguiu colocar essas lâmpadas no Renegade e Compass sem usar limpadores? – Flavio Fraga, por e-mail

    Porque o farol baixo desses carros tem fluxo luminoso inferior a 2.000 lúmens.

    Segundo a resolução 227/07 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), somente veículos cuja luz baixa supera esse índice devem ser equipados com o sistema de lavagem automático.

    Essa regra é inspirada na legislação europeia, onde a neve nos faróis é um problema grave em veículos equipados com luzes mais fortes.

    Não à toa, o reservatório de água desses modelos fica próximo a partes quentes do motor, para manter o líquido aquecido e facilitar o derretimento do gelo nos faróis e no para-brisa.

    Continua após a publicidade

    Com a tecnologia de led, entretanto, a tendência é que os lavadores automáticos percam ainda mais espaço, já que os veículos como Civic Touring conseguem se enquadrar na categoria abaixo dos 2.000 lúmens.

    Selou

    Mercedes Antigo Loja
    Os carros europeus vendidos nos EUA tinham que adotar faróis exclusivos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não é de agora que a legislação afeta as luzes dos automóveis. Um dos casos mais notórios foi os sealed beam (faróis selados, em inglês) norte-americanos.

    Continua após a publicidade

    No século passado as leis dos EUA exigiam que os veículos usassem apenas esse tipo de equipamento, com apenas dois tipos de formato (retangular ou circular) e durou de 1940 a 1984.

    Essa exigência gerou diferentes dificuldades para as fabricantes europeias, que precisaram adaptar o design de seus carros para receberem os faróis padronizados dos Estados Unidos.

    Não que agora os carros vendidos na terra do Tio Sam sejam iguais aos outros.

    Continua após a publicidade

    Por lá ainda há peculiaridades em relação às luzes de direção. Na traseira devem ser da cor vermelha e podem usar a mesma lâmpada de freio, enquanto na dianteira a cor obrigatória é o âmbar.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.