Nos carros elétricos, os freios também são hidráulicos? – Fábio Natividade, São Paulo (SP)
Assim como os veículos equipados com motores de combustão interna, os elétricos permanecem com o circuito de freio hidráulico, graças a uma bomba de vácuo, mas contam também com o freio regenerativo.
Regenerativo, pois é o próprio motor elétrico que inverte sua atuação e passa a gerar resistência ao movimento ao mesmo tempo que atua como um dínamo, um gerador, revertendo a energia cinética em energia elétrica que é armazenada na bateria do veículo.
Segundo a engenheira Sílvia Lonbriller, conselheira da SAE Brasil, que é especialista em freios, prioritariamente o freio regenerativo irá funcionar e o sistema eletrônico monitora se será necessário o complemento do freio hidráulico para acionar o sistema de fricção nas rodas.
Também por isso, os freios hidráulicos de carros elétricos têm desgaste muito baixo.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.