Rafael Carvalho Borges, Caxias do Sul (RS
De acordo com Marcos Fernandes, diretor da Basf, antes de lançar novas cores para carros, os designers fazem um estudo sobre as tendências do mercado.
Para chegar a elas, os especialistas avaliam coisas como comportamento dos consumidores, os movimentos da moda e da arquitetura e outros fatores aparentemente sem ligação com a estética como as novidades da ciência, da tecnologia e até dos esportes e da política.
“Esse amplo conjunto de aspectos revelam o que influenciará os consumidores e ajuda a identificar as cores que estarão nos veículos nos próximos quatro a cinco anos”, afirma o especialista.
Além disso, porém, o tamanho e estilo do carro também influenciam a definição das cores. Veículos menores ou esportivos utilizam uma paleta mais colorida, enquanto veículos de luxo seguem para um menu mais monocromático.
Por último, a cor também tem um papel importante na representação da marca no lançamento de um novo modelo e ao longo da sua vida. Assim, o perfil do fabricante e sua estratégia de mercado também influenciarão a escolha das cores de seus modelos.