PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como funcionam os óleos de motor específicos para carros híbridos?

A Vibra, ex-BR, desenvolveu óleos lubrificantes específicos para motores térmicos em veículos híbridos

Por Eduardo Passos
7 fev 2024, 15h28
Lubrificante
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A vida de quem tem um carro híbrido costuma ser mais fácil: idas ao posto são mais raras, a dirigibilidade é melhorada e os gastos com manutenção tendem a ser menores. Problema dos fabricantes de lubrificantes, que precisam entregar produtos adequados ao uso do motor a combustão – que em um híbrido funciona de modo particular.

Em um híbrido, o propulsor térmico passa mais tempo parado, uma vez que o elétrico assume as tarefas. A participação dos motores depende do funcionamento de cada sistema. Se o carro for híbrido plug-in, o térmico pode passar longos períodos em repouso. Mas, seja lá como for, quando acionado, o motor convencional roda mais tempo fora da temperatura ideal, situação em que a lubrificação é prejudicada.

Compartilhe essa matéria via:

Junte-se a isso, o fato de que o óleo demora mais a atingir principalmente as partes altas do motor. E, também, que as temperaturas menores reduzem a evaporação da água que se acumula dentro do motor, aumentando a oxidação das peças e do próprio lubrificante.

De olho nisso, a Vibra (ex-BR Distribuidora)apresentou dois novos lubrificantes da linha Lubrax, cuja principal característica é a pouca viscosidade em baixas temperaturas. Os Supera Premium 0W-20 e 5W-30 utilizam aditivos que consideram até a possível interação eletromagnética do conjunto. Outras preocupações incluem as partidas do propulsor com o veículo em movimento que podem desgastar componentes mecânicos, e também o liga e desliga promovido pelos sistemas start-stop.

Receita caseira

Continua após a publicidade

Distribuidora considerou peculiaridades para criar lubrificantes adaptados aos desafios que um híbrido enfrenta no nosso país

 

Motor
(Divulgação/Quatro Rodas)

Adversidades

Quando trabalha em conjunto a um elétrico, o motor a combustão passa a funcionar em modo de uso considerado severo, fora das condições ideais de trabalho. Nesse regime, o lubrificante tem o desafio de cumprir suas funções e resistir à alteração de suas características químicas originais, como em um veículo convencional.

Continua após a publicidade

 

Motor Elétrico
(Divulgação/Quatro Rodas)

Sem reações

Não é pouca energia que circula entre as baterias e os motores elétricos do carro, e o campo eletromagnético resultante pode causar interações indesejadas. Assim, os novos óleos para híbridos precisam resistir melhor à oxidação e utilizar aditivos cuja polaridade não favoreça a circulação de corrente, entre outras propriedades.

 

Pack Supera
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

CONFIRA O MANUAL

Novos óleos da família Lubrax foram desenvolvidos tendo como referência modelos híbridos das marcas Chevrolet e Ford, mas, segundo a Vibra, são capazes de atender a outros tipos de carros e de fábricas (desde que o manual permita o uso de suas especificações)

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.